Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes nesta segunda-feira, o cardiologista José Eduardo de Souza também recebeu a comenda, a mais elevada honraria conferida pelo Estado de São Paulo.

20140526_193741

O presidente nacional do PSD e pré-candidato ao governo de São Paulo, Gilberto Kassab, participou nesta segunda-feira (26) da cerimônia de entrega da Ordem do Ipiranga ao rabino Henry Sobel e ao médico cardiologista José Eduardo de Sousa. A comenda, a mais elevada honraria conferida pelo Estado de São Paulo e reservada para pessoas que prestaram serviços relevantes ao país, foi entregue no Palácio dos Bandeirantes, Zona Sul da cidade.

sobel

Nascido nos Estados Unidos e radicado no Brasil há mais de 40 anos, Henry Sobel é defensor dos direitos humanos e teve forte atuação contra o regime militar, ao denunciar a prática de tortura. Presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista até outubro de 2007, Sobel foi considerado uma das maiores lideranças religiosas do país.

José Eduardo Moraes Rego Sousa fez as primeiras cineangiocoronariografias no Brasil e criou a técnica de revestir o “stent” que é implantado na artéria coronária com um medicamento. Foi diretor do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e é membro da Academia Brasileira de Medicina, livre-docente da Escola Paulista de Medicina e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.