
O prefeito Leitinho em reunião com representantes de entidades
Redação Scriptum com Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa
Em 2023, a gestão do prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder (PSD), o Leitinho, vai repassar R$ 2.067.705,00 para oito entidades assistenciais da cidade. A iniciativa tem como objetivo ajudar as instituições no atendimento gratuito à população de baixa renda do município de 61 mil habitantes da Região Metropolitana de Campinas, no interior do Estado de São Paulo. A verba será destinada para as seguintes entidades: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Comunidade Geriátrica, Associação Amigos do Casulo, Serviços de Orientação e Solidariedade (SOS), Centro de Prevenção à Cegueira e Escola para Deficientes Visuais, Associação dos Amigos de Animais de Nova Odessa, Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa (APADANO) e Associação Cavalcanti de Judô.
Na justificativa do projeto de lei que estabeleceu os repasses, aprovado pela Câmara Municipal, Leitinho ressalta que “o Estado não consegue atender a todas as necessidades da população. As entidades assistenciais municipais suprem a falta da prestação estatal efetivando serviços de relevante interesse social nas áreas de assistência social, educação, saúde e esporte”. Ainda segundo o prefeito, “as organizações sem fins lucrativos formam uma das expressões mais verdadeiras de cidadania e participação social, constituindo-se como ferramentas de melhoria social”.
Os repasses serão feitos mensalmente, mediante prestação de contas e de acordo com os planos de trabalho apresentados por cada entidade, conforme determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).