Município administrado por Mário Botion, do PSD, ficou em 13º lugar no ranking da Endeavor

O prefeito Mario Botion

 

Limeira é o 13º município no ranking principal do Índice de Cidades Empreendedoras 2020. O estudo foi elaborado pela Endeavor, organização de apoio a empreededorismo e empreendedores de alto impacto, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). “A pesquisa mostra de forma muito clara a vocação da cidade para o empreendedorismo, situação que indica um novo cenário da economia”, afirma o prefeito Mario Botion, do PSD.

De acordo com o estudo, foram analisadas as 100 cidades mais populosas do Brasil em sete determinantes: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. O objetivo do ranking é levantar quais os locais mais favoráveis para o empreendedorismo.

No determinante de ambiente regulatório são analisados fatores como a burocracia para abrir empresas e os valores de taxas e tributos locais. No item infraestrutura são avaliados acessos facilitados a rodovias e aeroportos, custos de manutenção e qualidade de internet. No determinante de mercado são considerados os índices de emprego e desemprego. O acesso a capital é referente a disponibilidade de recursos para investir no negócio, independentemente de ser no início do empreendimento ou durante algum momento de expansão. O nível de tecnologia dos negócios é avaliado no determinante de inovação. Em capital humano é considerado o nível de qualidade da mão de obra básica e qualificada.

Para o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, o destaque de Limeira no Índice de Cidades Empreendedoras 2020 mostra todo o potencial empreendedor do município. “O resultado da pesquisa reflete o trabalho que fizemos durante os últimos quatros anos”, afirma Tito.