A mudança da versão impressa para a digital do Jornal Oficial do Município de Limeira (JOM), cidade de 300 mil habitantes do interior paulista, representou uma economia de 20 toneladas de papel e evitou que 736 árvores fossem cortadas para a produção desse material. Os cofres públicos também foram beneficiados com o novo formato, já que a impressão custava para a Prefeitura, anualmente, R$ 232 mil. Agora, o custo mensal de manutenção do software para acesso pelo celular é de R$ 1.000,00.
Os números compõem o balanço realizado pela gestão do prefeito, que implantou a medida há cinco meses. O veículo circulava de terça-feira a sábado, com tiragem de 1.200 exemplares. A última edição impressa do jornal circulou no dia 14 de outubro. A versão digital começou três dias depois.
O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, ressalta que a digitalização é uma tendência. “A partir de dezembro de 2017, o Diário Oficial da União também deixou de ser impresso. Sem dúvidas, é um avanço importante”, afirma o secretário.