Prefeito Mario Botion (PSD) mobiliza população para a prevenção de acidentes de trânsito, com o apoio de mensagens de alerta e o aplicativo 192 Smart

Somente no último ano, 17 motociclistas morreram no município em ocorrências de trânsito.

 

Em Limeira, município de 300 mil habitantes do Centro-Leste paulista, a gestão do prefeito Mario Botion (PSD) promove uma campanha de prevenção de acidentes de trânsito com foco nos motociclistas do município. A primeira ação ocorreu na segunda-feira (18), no cruzamento entre a avenida Doutor Lauro Corrêa da Silva e a via Antônio Cruãnes Filho.

Durante a campanha, que conta com a participação do Núcleo de Ensino em Urgências do SAMU de Limeira, serão posicionados capacetes brancos em pontos da cidade com grande incidência de ocorrências. No total, 17 capacetes pintados de branco serão exibidos com faixas alertando para a questão da imprudência sobre duas rodas.

O número de capacetes reflete as estatísticas: somente no último ano, 17 motociclistas morreram no município em ocorrências de trânsito. O dado é ainda mais impressionante quando comparado à população: são 6 mortes por 100 mil habitantes.

O prefeito Mario Botion

Entre os endereços que receberão a ação estão os cruzamentos das ruas Tiradentes e Deputado Otavio Lopes; Armindo Tank e Atílio Bortolan; a via Francisco D’Andrea com a avenida Araras; e a rua Paulo Dibbern com a via Guilherme Dibbern. Os locais foram mapeados a partir dos dados fornecidos pela Infosiga SP, SAMU Limeira e o aplicativo 192 Smart.

Desenvolvido pela startup brasileira SAS Smart, o aplicativo detecta colisões e informa automaticamente a ocorrência aos serviços de emergência. Ao baixar gratuitamente o aplicativo, o usuário cadastra seus dados médicos. “A tecnologia é uma grande aliada para melhorar o acesso a serviços com alta demanda, como o SAMU. O 192 Smart nasceu para agilizar o atendimento, mas nossa verdadeira missão é prevenir novas ocorrências e mortes no trânsito, ao mapear locais de risco e promover campanhas direcionadas”, destaca a médica Adriana Mallet, uma das envolvidas no desenvolvimento do aplicativo.