A gestão do prefeito de Limeira, Mario Botion (PSD), regularizou a situação fundiária de 1.195 famílias do Parque Residencial Victor D’Andréa, conhecido como Cecap. A medida resolve um problema que aflige há 40 anos o bairro do município do interior paulista. Além disso, representa o primeiro passo para que a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) entregue as escrituras das casas aos moradores.
“Todos os imóveis terão as suas documentações regularizadas, após 40 anos de espera. É assim que estamos fazendo sempre: tomando as decisões para resolver problemas e dar qualidade de vida aos nossos munícipes. Com essa iniciativa, o morador do Cecap terá, em breve, a escritura de posse em caráter definitivo”, destacou o prefeito.
A emissão da Certidão de Regularização Fundiária para o Cecap só foi possível com a lei complementar 813/2018, elaborada pela atual gestão, que também contemplou dezenas de núcleos habitacionais na zona rural de Limeira, cidade com população estimada em 308 mil habitantes.
Uma das moradoras mais antigas do bairro, Geralda Rodrigues de Santana comemorou a iniciativa da Prefeitura. “Esse documento vai comprovar que a casa é nossa. Foram muitos anos de espera, eu sonhava com isso.”
O Cecap foi criado no final da década de 1970, por meio de convênio entre a Prefeitura e a então Codespaulo (atual CDHU). Documentos da secretaria estadual de Habitação registram que os primeiros moradores mudaram-se para o local em outubro de 1980, quando foram construídas 539 moradias.
Em 1983, mais 523 casas foram entregues e, cinco anos depois, outras 133 unidades, totalizando 1.195 residências.