Gestão do prefeito Mario Botion (PSD) investe em parceria com o Governo do Estado para garantir mais segurança e qualidade de vida aos idosos em situação de vulnerabilidade social

O prefeito Mario Botion

O prefeito de Limeira, Mario Botion (PSD), anunciou a realização de mais um projeto habitacional para idosos de baixa renda do município do interior paulista: o programa Vida Longa, que será implantado em parceria com o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), no Jardim Residencial Manacá.

Cada uma das 28 unidades do projeto, que será implantado em uma área de 5.509 metros quadrados, terá sala de estar e dormitório conjugados, cozinha, banheiro e área de serviço. O programa está em fase inicial de implantação e a administração ainda vai divulgar as etapas da obra.

A Prefeitura ficará responsável pela doação do terreno para a construção dos imóveis, além da gestão e a manutenção do empreendimento após a conclusão da obra. O município já tem um projeto semelhante, o Vila Dignidade, situado no bairro Nossa Senhora das Dores, que possui 22 casas.

Botion destacou o empenho da atual gestão para que a cidade fosse selecionada para o novo projeto. “Trabalhamos com celeridade e reunimos todos os pré-requisitos necessários à implantação desse programa no município. Apesar da crise provocada pelo coronavírus, seguimos em frente na missão de atender às demandas da população mais carente, sobretudo os idosos”, ressaltou o prefeito.

O público-alvo do programa são pessoas com 60 anos ou mais, que não possuem moradia, vivem sozinhas e estão em situação de vulnerabilidade social. Os idosos beneficiados não podem ter renda superior a dois salários mínimos, devem viver há pelo menos dois anos em Limeira e possuir autonomia para realizar tarefas diárias.

O morador não pagará taxa de ocupação do imóvel. A seleção dos idosos será feita pelo Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom).

Acessibilidade e lazer

Os imóveis do programa Vida Longa serão projetados segundo parâmetros de acessibilidade, o que permitirá o uso da moradia por pessoas com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente. As casas contarão com recursos como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos, piso antiderrapante, entre outros itens que vão facilitar a vida dos moradores. Todas as moradias serão térreas.

Outro diferencial do programa é o investimento na socialização. O residencial contará com espaços de convivência e lazer, salão com refeitório, sala de televisão, churrasqueira, forno a lenha, aparelhos para atividade física, mesa de jogos, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.