Gestão do prefeito Estanislau Steck (PSD) conquistou o primeiro lugar no Programa Município VerdeAzul, do governo estadual, entre as cidades com 50 mil a 100 mil habitantes

Redação Scriptum com Prefeitura de Louveira

Louveira, cidade do interior do Estado de São Paulo governada pelo prefeito Estanislau Steck (PSD), conquistou nesta terça-feira (19) o primeiro lugar em investimentos na área ambiental na avaliação do programa Município VerdeAzul, do governo estadual. A cidade, com população estimada pelo IBGE em 51 mil moradores, se destacou na categoria dos municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes. O prêmio foi entregue pelo governador Tarcísio de Freitas em cerimônia promovida no Palácio dos Bandeirantes. “Um dos pilares do nosso plano de governo é, sem dúvida, o investimento na área ambiental com foco no desenvolvimento sustentável. Em outras palavras, nosso objetivo central é levar qualidade de vida e bem-estar a nossa população, numa cidade que respeita o meio ambiente, investe em políticas públicas de saneamento, conscientização ambiental e preservação da nossa área verde, com valorização dos nossos agricultores”, disse o prefeito.

Louveira recebeu a pontuação máxima em 9 das 10 diretivas avaliadas: Esgoto Coletado e Tratado, Qualidade do Ar, Avanço na Sustentabilidade, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Gestão das Águas, Educação Ambiental, Arborização Urbana e Governança Ambiental. Entre as principais ações realizadas pela prefeitura estão a inauguração do Centro de Educação Ambiental Tabarana, o plantio de cerca de 20 mil árvores e a implantação do programa Banco de Ração, que auxilia cuidadores de animais e ONGs.
Do total de 645 municípios paulistas, 412 cidades participam do programa. Desse montante, 280 atenderam os critérios estabelecidos pela secretaria e 86 tiveram notas acima de 80 pontos. Mais informações sobre o Município VerdeAzul podem ser conferidas aqui.