“Temos feito tudo que está ao nosso alcance para diminuir o contágio em nossa cidade”, destacou o prefeito Estanislau Steck (PSD)

O prefeito Estanislau Steck: “Já aplicamos mais de 99% das doses de vacina contra covid-19 que recebemos do Estado.”

 

A gestão do prefeito de Louveira, Estanislau Steck (PSD), iniciou nesta segunda-feira (21) a testagem em massa para detecção de casos de covid-19. Os testes começaram no Jardim Lago Azul, que concentra o maior número de infectados pelo coronavírus no município. Durante 10 dias, agentes da Secretaria Municipal de Saúde vão percorrer as ruas do bairro para testar moradores que ainda não foram imunizados e não apresentam sintomas da doença. Crianças também podem ser testadas, desde que pais ou responsáveis autorizem o procedimento.

No início deste mês, a Prefeitura concluiu o processo de compra de 30 mil testes rápidos de anticorpos IgC e IgM, que serão destinados a bairros como o Lago Azul. Os testes sorológicos de anticorpos são feitos a partir de amostras de sangue coletadas com um pequeno furo no dedo. Não há necessidade de jejum ou qualquer preparo especial.

A administração também adquiriu 50 mil testes de antígeno, popularmente conhecidos como “testes do cotonete”. Além do inquérito epidemiológico, a Secretaria de Saúde iniciou a testagem dos moradores sintomáticos que procuram o Hospital de Campanha ou o Pronto Atendimento do Santo Antônio. Neste caso, são utilizados testes de antígeno para pacientes sintomáticos.

Os resultados dos dois tipos de testes são disponibilizados em até 20 minutos. “A testagem em massa é mais uma importante ferramenta adotada em Louveira para ampliar a eficiência no enfrentamento à pandemia de coronavírus. Temos feito tudo que está ao nosso alcance para diminuir o contágio em nossa cidade. Já aplicamos mais de 99% das doses de vacina contra covid-19 que recebemos do Estado. Criamos novos pontos de imunização, ampliamos nossa capacidade de atendimento com novos leitos de enfermaria e UTI. Agora estamos reforçando também a testagem”, destacou o prefeito.

Ainda segundo Steck,“são 80 mil testes rápidos para uma cidade com 49.993 habitantes. Eles serão utilizados para garantir maior agilidade no resultado de exames e melhor controle sobre o quadro epidemiológico.”

Casos

De acordo com boletim divulgado pela Prefeitura nesta terça-feira (22), Louveira já registrou 4.049 casos de covid-19 desde o início da pandemia. Desse total, 3.759 pacientes foram curados e 84 morreram em função da doença.