Nesta segunda-feira, o ministro Gilberto Kassab e o prefeito João Doria assinaram acordo que inclui São Paulo, a maior cidade do País, no programa do governo federal

Segundo o ministro Gilberto Kassab, antenas começam a ser instaladas em maio para fornecer a banda larga. No início, serão 200 antenas por dia

 

O município de São Paulo já se inscreveu no programa Internet para Todos, que levará banda larga a localidades sem conectividade de todo o país por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Em cerimônia realizada na Prefeitura da cidade, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o prefeito João Doria assinaram nesta segunda-feira (26) acordo para adesão ao programa.

A prefeitura assinou ofício em que requisita a inscrição no programa, que já recebeu R$ 3 bilhões em investimentos do governo federal por meio do satélite, em órbita desde maio de 2017. Até esta segunda-feira, mais de 1,5 mil municípios de todo o Brasil já haviam aderido ao Internet para Todos. Deste total, 838 estão indicando as localidades que deverão receber banda larga.

O convênio com as prefeituras é o quarto a ser feito pelo Ministério para utilizar a capacidade do SGDC para conexões de internet. Segundo o ministro Gilberto Kassab, antenas começam a ser instaladas em maio para fornecer a banda larga. “Cada localidade apontada por qualquer prefeitura do Brasil terá a sua antena. Isso significa que qualquer localidade de São Paulo, em pouco tempo, terá conectividade”, explicou o ministro.

Ele acrescentou que, no início, serão instaladas 200 antenas por dia. “Porque não podemos perder um dia de utilização do satélite. O satélite tem 18 anos de vida útil. E cada dia que a gente perde dessa capacidade é qualidade de vida que a gente deixa de oferecer e receita que deixa de entrar nos cofres do governo federal para que ele possa repor o que investiu e guardar recursos para investir em mais satélites”, afirmou Kassab.

Além dos convênios com os municípios, o MCTIC firmou parcerias com o Ministério da Defesa, para melhorar as comunicações estratégicas e o monitoramento das fronteiras brasileiras; com o Ministério da Educação, para levar banda larga para todas as escolas públicas do país, sendo 7 mil beneficiadas já em 2018; e com o Ministério da Saúde, também para expandir o acesso à banda larga em hospitais e postos de saúde.

Além do ministro e do prefeito João Doria, participaram da cerimônia secretários municipais e dirigentes da Telebras. Para Doria, a adesão da cidade ao programa Internet para Todos completa um esforço da prefeitura nas ações de digitalização e desburocratização. “Até o mês de julho vamos eliminar papel nos procedimentos na cidade. E muito desse apoio vem do governo federal”, destacou.

A Prefeitura de São Paulo também assinou acordos com o Principado de Mônaco e o MCTIC para a instalação de coletores de lixo eletrônico em parques municipais e reciclagem de eletrônicos. O objetivo do acordo entre a prefeitura e o ministério é a implementação de ações conjuntas para expandir projetos de inclusão digital, como a revitalização de 300 Telecentros.