
A senadora Mara Gabrilli: “Muitas vezes, o problema não está na falta de vontade ou planejamento, mas na burocracia e na dificuldade de acessar os recursos”
Edição Scriptum com assessoria da senadora
Fornecer orientações aos prefeitos do País sobre o orçamento federal e o que devem fazer para solicitar emendas parlamentares. Esse é o objetivo do guia Vamos Falar de Orçamento, lançado pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), que aborda os temas de maneira simples e com dicas práticas. “A gente sabe que administrar um município não é tarefa fácil. Ao contrário. Todos os dias, prefeitos, secretários e gestores enfrentam dificuldades para garantir investimentos e, muitas vezes, o problema não está na falta de vontade ou planejamento, mas na burocracia e na dificuldade de acessar os recursos”, explica a senadora.
De acordo com Gabrilli, que disponibilizou o material para download em seu site oficial, o orçamento da União tem que ter rosto, pois é composto por recursos públicos que podem fazer a diferença nas vidas das pessoas. “Meu compromisso é garantir que o rosto do povo paulista esteja presente quando as emendas se transformam em melhorias para os municípios.”
A senadora enfatiza, ainda, que as emendas não são um privilégio do parlamentar, mas uma ponte importante entre a população e o orçamento público. “Trabalhar por São Paulo é minha prioridade e minha missão. E as emendas parlamentares são o meio pelo qual essa missão se realiza na prática. O que muda as vidas das pessoas não é a teoria da política nos gabinetes, é o resultado que ela entrega para quem mais precisa.”
A emenda parlamentar é o principal instrumento legal que permite aos senadores e deputados participarem da alocação de recursos do orçamento da União, viabilizando investimentos em áreas prioritárias como saúde, educação, assistência social e infraestrutura. Mara Gabrilli ressalta que tem utilizado esse instrumento com responsabilidade, técnica, transparência e compromisso social.
Nos últimos dois anos, ela foi uma das parlamentares que mais destinaram recursos para o Estado de São Paulo. Entre 2023 e 2024, a senadora atuou para a destinação de aproximadamente R$ 235 milhões em emendas para os paulistas, contemplando municípios e dezenas de instituições de excelência. “Nossas emendas são direcionadas às áreas de saúde e assistência social. Temos muito compromisso com os recursos públicos e focamos onde a população mais precisa”, acrescentou Mara Gabrilli.