Os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) foram reconduzidos a seus respectivos cargos para o exercício de 2016. Por unanimidade, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, do PSD, foi reeleito presidente e ficará à frente da entidade por mais um ano.
A diretoria permanece com Gabriel Bina, de Santa Isabel, como vice-presidente; Adriano de Toledo Leite, de Guararema, como 1º secretário; Abel Larini, de Arujá, como 1º Tesoureiro; e José Izidro Neto, de Ferraz de Vasconcelos, como 2º Tesoureiro. Sebastião Almeida, de Guarulhos, continuará como presidente do Conselho Fiscal, composto ainda pelos prefeitos Carlos Alberto Taino Junior, de Biritiba Mirim; Mamoru Nakashima, de Itaquaquecetuba; Marcos Borges, de Poá; Benedito Rafael da Silva, de Salesópolis; e Paulo Tokuzumi, de Suzano.
A decisão pela recondução de todos os cargos foi tomada não só pelos resultados positivos alcançados no ano passado, mas também por 2016 ser um ano atípico devido às eleições. Há prefeitos na região que poderão concorrer à reeleição em suas cidades, no entanto, Bertaiolli não será candidato este ano. “Dessa forma teremos mais tranquilidade política e administrativa para continuar os trabalhos do consórcio nesta gestão”, explicou o presidente.
Uma das primeiras atividades deste ano, já traçada pelo Conselho de Prefeitos na Assembleia Geral desta terça-feira (12), é a definição dos assuntos prioritários que serão tratados com o governador Geraldo Alckmin. Cada prefeito vai apontar a prioridade de seu município para compor a pauta de demandas.
“Neste ano temos a missão de concluir as reuniões realizadas com os secretários estaduais e demais autoridades e resumir todas estas ações no próximo encontro com o governador”, informou Bertaiolli. A reunião com Alckmin será agendada ainda em janeiro.
Bertaiolli destacou ainda que a próxima gestão dará continuidade aos trabalhos das 12 câmaras técnicas do consórcio e contará com a presença dos presidentes de câmaras, deputados e secretários da região durante as reuniões com autoridades do Estado e do governo federal. “A participação de todos estes agentes demonstra a força política do Alto Tietê. É fundamental que estejamos unidos em prol da região”.
Nova sede – Outro trabalho que será finalizado pelo Condemat em 2016 é a efetivação da mudança para a nova sede do consórcio, em Mogi das Cruzes. Segundo Bertaiolli, a mudança será feita entre março e abril, após a instalação de piso, sistema de energia e dos acabamentos necessários. “A partir da mudança para o novo imóvel, o Condemat passa a ser um dos poucos consórcios públicos do Brasil a ter sede própria”. O imóvel será quitado até dezembro de 2016.