O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcos Cintra, foi anunciado nesta segunda-feira (6) como coordenador do Conselho Temático de Ciência e Tecnologia do Espaço Democrático. O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Superior de Orientação da fundação, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, durante evento da entidade direcionado a prefeitos e gestores municipais, com palestra do ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega.
Kassab lembrou que a indicação do nome de Marcos Cintra para o Conselho do Espaço Democrático foi feita pelo ex-vereador paulistano Andrea Matarazzo, segundo quem o trajeto acadêmico e político percorrido pelo novo coordenador será muito útil à entidade, que vem contribuindo para o debate de temas importantes para a sociedade brasileira. “Nesse sentido, se destaca o impacto das ciências e tecnologia na vida das pessoas e Marcos Cintra é o indicado natural para conduzir as discussões sobre o tema”, afirmou Matarazzo.
Marcos Cintra, que também assinou nesta segunda-feira (6) sua ficha de filiação ao PSD, comentou que tem a sensação de ser o filho pródigo, pois foi um dos fundadores do partido, depois filiou-se a outra sigla “e agora volto com a missão de levar adiante as discussões sobre ciência e tecnologia, que tanto peso têm em nossas vidas hoje em dia e no futuro”.
Marcos Cintra é professor-titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) e de microeconomia, macroeconomia, finanças públicas, economia agrícola e desenvolvimento econômico nos cursos de Administração de Empresas e de Administração Pública da FGV.
Foi chefe do Departamento de Economia da EAESP/FGV entre 1985 e 1987, e diretor da instituição de 1987 a 1991, quando introduziu os cursos de mestrado e doutorado em Economia de Empresas. Em 1997 assumiu a vice-presidência da Fundação Getulio Vargas (FGV), cargo que ocupa até hoje. Obteve quatro títulos superiores pela Universidade de Harvard (EUA): Bacharel em Economia, Mestre em Planejamento Regional, Mestre em Economia e PHD em Economia.
É autor de diversos livros tratando sobre finanças públicas, teoria econômica e economia agrícola, no Brasil e no exterior, e de inúmeros artigos técnicos sobre reforma tributária e tributos.
A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), dirigida por Cintra, é uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas, sediada no Rio de Janeiro. Os principais desafios que a Finep se propõe a enfrentar por meio da promoção da inovação são: dotar a economia brasileira de capacidade de inovação para o enfrentamento de desafios nacionais e globais; estimular a implantação de atividades contínuas de P&D nas empresas; apoiar a inserção de empresas inovadoras nos mercados nacional e global; elevar a competitividade das empresas e instituições brasileiras; reverter a vulnerabilidade externa das empresas e instituições nacionais nos segmentos intensivos em tecnologia; estimular a participação do capital privado em inovação; e apoiar inovações que promovam a sustentabilidade.