Ampliar os avanços conquistados pela atual gestão em Rio Grande da Serra, município de 51 mil habitantes da região do ABC paulista. Essa será uma das prioridades da candidata a prefeita pelo PSD, a atual vice-prefeita Marilza Oliveira, conhecida como Professora Marilza, caso vença a eleição no próximo domingo (15).
“Os avanços são visíveis, em especial na saúde, educação e mobilidade Urbana. Eleita prefeita, vou continuar com o projeto de mobilidade e avançar na saúde”, garante Marilza.
Professora há 34 anos, a candidata do PSD possui extenso currículo acadêmico, com graduações em História, Estudos Sociais e Pedagogia. Na primeira eleição que disputou, em 2008, foi a terceira vereadora mais votada, com 759 votos, e se tornou a única representante feminina entre os nove parlamentares da Casa.
Em entrevista ao site do PSD, Marilza falou sobre os desafios que terá de enfrentar, seus projetos para a cidade, a parceria com a sua candidata a vice-prefeita, Helenice Arruda (PL), entre outros assuntos.
Confira a entrevista a seguir:
Como a senhora avalia a situação da cidade hoje? Caso seja eleita, quais serão as suas prioridades?
Rio Grande da Serra é uma cidade em constante desenvolvimento. Os avanços são visíveis, em especial na saúde, educação e mobilidade urbana. Eleita prefeita, vou continuar com o projeto de mobilidade e avançar na saúde.
Na área da educação, quais são seus principais projetos?
A educação em Rio Grande da Serra é uma área estruturada. Escolas equipadas, merenda de qualidade, transporte adaptado, material didático de primeira linha, e aulas de Robótica, Espanhol e Inglês são pontos fortes da nossa educação.
Quais são suas principais propostas para a área da saúde?
Implantação do programa Remédio em Casa, ampliação dos horários de funcionamento e atendimento médico nas unidades básicas de saúde dos bairros mais afastados, agendamentos de consultas por telefone e o aumento no número de especialistas no setor estão entre as nossas principais propostas.
Como pretende impulsionar a economia local, abalada pela pandemia de covid-19, sem diminuir os cuidados com as medidas sanitárias e o combate à doença no município?
Durante a pandemia estabelecemos protocolos rígidos junto ao comércio, minimizando o impacto da covid-19 na cidade. Pretendemos investir na capacitação da nossa população. Para isso, estamos dialogando com empresas da cidade para cursos gratuitos. Abriremos o Centro de Estudos Integrados, com cursos pré-vestibulares, Inglês e Espanhol, capacitando nossa população para o ingresso em escolas técnicas e de Ensino Superior. Colocaremos em prática a lei de incentivo ao comércio, já aprovada pela Câmara, fomentando o emprego.
A senhora tem projetos para o estímulo ao empreendedorismo?
Empreender já é uma realidade, por isso promoveremos políticas públicas de incentivo ao MEI, ME e EPP; implantaremos o Plano de Capacitação e Qualificação Profissional; e criaremos as feiras segmentadas de gastronomia local, em conjunto com o artesanato local.
Quais são os valores defendidos pelo PSD que a senhora pretende fortalecer em uma eventual gestão?
Faremos uma administração participativa, em defesa das liberdades e com direito à informação. Daremos atenção especial ao uso do dinheiro público, combatendo qualquer ato de desvio, e trabalharemos para a sociedade, para que o trabalhador, o jovem, a família, as mulheres, ou seja, toda a população, receba o melhor serviço possível.
O PSD lançou 18 candidatos a vereador na cidade em 2020. Há uma estimativa interna de quantos o partido deve eleger no município?
Projeções são difíceis, mas estamos com um time de vereadores e vereadoras de qualidade e, com certeza, teremos uma grande bancada na Câmara de Vereadores.
Como pretende se relacionar com o Legislativo?
Da forma mais democrática possível, administrando Rio Grande da Serra com o Poder Legislativo. Juntos, somos mais fortes.
Como foi a escolha da candidata a vice na chapa? Quais são as virtudes políticas, pessoais e profissionais da sua companheira de chapa que a senhora destacaria?
A escolha da professora Helenice veio naturalmente. Somos educadoras, mães de família, fomos vice-prefeitas de Rio Grande da Serra, atuamos na área da cidadania. Duas mulheres preparadas e prontas para administrar Rio Grande da Serra.
Caso vença a eleição, como pretende ser lembrada pela população ao final do mandato?
Serei lembrada por ter cumprido o meu plano de governo, contribuindo para o crescimento econômico e social. Quero ser lembrada como sou hoje, pelo meu compromisso com Rio Grande da Serra.
RAIO-X
Nome completo: Marilza Oliveira da Silva
Idade: 57 anos
Formação acadêmica: Estudos Sociais (Centro Universitário Braz Cubas), História (Faculdade de Ribeirão Pires), Gestão (FIG), Supervisão (Faculdade de Carapicuíba), Pedagogia (Faculdade de São Bernardo do Campo) e Especialização em Sociedade e Cultura (PUC-SP).
Estado civil: Viúva
Filhos: Juliana, de 32 anos.
Mandatos que já exerceu: Secretária de Cidadania de Rio Grande da Serra (1998 – 1999); primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Grande da Serra (1999); vereadora (2009 – 2012) e vice-prefeita (2013-2020).
Ídolo na política: Meu marido e ex-prefeito de Rio Grande da Serra, professor Mário de Carvalho (morto em 2015).
Frase inspiradora: “Você que confiou e confia suas joias mais preciosas, que são seus filhos, nas nossas mãos para educá-los, confie também a nossa cidade” – Autoria própria.