O prefeito de Morungaba, Marquinho de Oliveira (PSD), foi eleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro) em assembleia promovida nesta terça-feira (15). Durante o ato, realizado por meio de videoconferência, o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, foi escolhido vice-presidente do consórcio. Ambos foram eleitos por aclamação.
“O Cismetro atualmente atende 15 municípios paulistas com necessidades similares. Viabiliza as ações compartilhadas e o rateio de despesas comuns para o melhor atendimento na rede de saúde, gerando economia aos cofres públicos. Agora é continuar o trabalho a mim confiado e seguir”, afirmou o prefeito, eleito para presidir o grupo de municípios durante o biênio 2021-2022.
Marquinho conquistou o segundo mandato na Prefeitura em 15 de novembro, quando obteve 5.720 votos (74,58% do total de votos válidos). Ele lembrou que Morungaba ingressou no Cismetro em 2017, no início da sua gestão. Desde então, o consórcio “vem se mostrando eficaz, atendendo às demandas reprimidas e reduzindo as filas de espera por consultas, exames e procedimentos”.
Fundado em 2014, o Cismetro tem sede na cidade de Holambra e atende cerca de 1,2 milhão de habitantes da região. As atividades são definidas a partir do planejamento dos municípios e de projetos aprovados por um conselho técnico formado por representantes das cidades conveniadas.
Além de Morungaba, Holambra e Jaguariúna, fazem parte do consórcio os seguintes municípios: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Santo Antônio de Posse, Cordeirópolis, Santa Gertrudes, Amparo, Iracemápolis, Monte Mor, Limeira, Ipeúna e Rio Claro.