Redação Scriptum com jornal Periscópio, de Itu
Em Itu, município de 168 mil habitantes da Região Metropolitana de Sorocaba, no interior de São Paulo, o advogado e ex-vereador Matheus Costa é o candidato do PSD à prefeitura. Entre suas bandeiras políticas está o combate à escassez de água, um dos principais problemas da cidade, com a implantação do programa Água na Torneira e a elaboração do Plano Emergencial de Recuperação dos Recursos Hídricos. Segundo o candidato, o projeto prevê a ampliação do número de reservatórios em locais estratégicos do município, a criação de um programa social para o fornecimento gratuito de caixas d’água e cisternas, entre outras medidas.
O candidato fala sobre suas propostas em vídeos publicados no site Matheus Costa – Mudança de Verdade. “Muita gente me pergunta: ‘Matheus, é possível resolver esse problema da água? É claro que é. Nós temos um plano muito definido, com estratégia e trabalho, para trazer a solução para esse problema muito grave. Mas antes é preciso entender como chegamos a esse quadro triste e preocupante. Tudo começou há mais ou menos 30 anos. A população da cidade cresceu, praticamente dobrou, e os reservatórios são praticamente os mesmos”, explica o candidato.
Outras bandeiras políticas defendidas por Matheus são a geração de empregos, com a implantação de um porto seco em Itu, a defesa dos direitos das mulheres, a construção do Instituto Técnico e Superior de Ciência e a realização do programa Remédio em Casa, que vai atender moradores com mais de 60 anos.
Coligação
A candidatura de Matheus foi oficializada no sábado (3) em convenção promovida na Câmara Municipal. Ele conta com o apoio da coligação Mudança de Verdade, que inclui o União Brasil, o PRD, o Solidariedade e o PRTB. O candidato a vice-prefeito na chapa será o coronel Marco Antonio (União Brasil). Ao todo, a coligação vai lançar 63 candidatos a vereador.