Redação Scriptum
Candidato à prefeitura pelo PSD em Itu — município de 168 mil habitantes da Região Metropolitana de Sorocaba, no interior de São Paulo — o advogado e ex-vereador Matheus Costa defende mais investimentos da prefeitura no setor educacional e projetos para a capacitação profissional de jovens. Entre suas principais propostas, que podem ser conferidas no site Matheus Costa – Mudança de Verdade, está a implantação do Instituto Técnico e Superior de Ciência, que deverá proporcionar o desenvolvimento de “habilidades relacionadas às profissões do futuro”.
O candidato define o projeto da unidade de ensino como um “centro de excelência em ciências da computação, inteligência artificial, dança, música e esportes, que funcionará, ainda, como incubadora de startups, fomentando a inovação e o empreendedorismo na cidade.” Segundo Matheus, o instituto promoveria a capacitação de professores da rede de ensino, para que fiquem “constantemente atualizados em relação às últimas tendências educacionais e tecnológicas”.
No setor educacional, o candidato também propõe a criação de um cursinho pré-vestibular gratuito no município. “A missão é garantir a preparação intensiva e gratuita para os vestibulares das principais universidades públicas do País, bem como para o Enem, com foco na revisão de conteúdos, na resolução de exercícios e no suporte emocional para os alunos. O cursinho proporcionará oportunidades de networking e interação entre os estudantes, criando uma rede de apoio mútuo. O projeto irá oferecer cursos gratuitos de idiomas, empreendedorismo, computação e novas tecnologias”, explica Matheus.
A construção de creches, inclusive de unidades que funcionariam no período noturno, e a distribuição gratuita de materiais escolares e uniformes são outras bandeiras defendidas pelo candidato na área da educação.