Reeleito com 92.849 votos para a Assembleia Legislativa de São Paulo no último dia 5, Milton Vieira, do PSD, fará seu quarto mandato como deputado estadual dando prioridade à saúde e à assistência social. Alguns dos projetos que terão maior empenho do deputado reeleito já estão tramitando na Assembleia, como o apresentado no ano passado, que institui a gratuidade no transporte público para os doadores de sangue, medula óssea, tecidos musculoesqueléticos e órgãos duplos no Estado de São Paulo.
A proposta estabelece que o doador efetue o embarque gratuitamente após a apresentação de um documento expedido pelo hospital, confirmando o procedimento médico. Além do caráter solidário, o projeto visa a colaborar com trabalho dos bancos de sangue e outros órgãos da rede pública.
Outro projeto de destaque do deputado institui o programa Fila Zero para realização de radioterapia, quimioterapia e ressonância magnética no atendimento aos pacientes dos hospitais públicos estaduais e dos conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS no Estado. “Hoje, por exemplo, há demora de até um ano para a realização de exames e para o tratamento com a quimioterapia. E, dependendo do tipo de câncer, ele pode avançar muito e levar o paciente a óbito enquanto aguarda na fila”, ressalta o deputado.
Milton Vieira também defende a ressocialização de pessoas egressas do regime penitenciário. Por isso, apresentou projeto que obriga as empresas vencedoras de licitação para obras públicas a disponibilizarem 5% de suas vagas de mão de obra para ex-presidiários, e também para aqueles que estão cumprindo os regimes semiaberto e de liberdade condicional. “Tem se tornado comum a divulgação de notícias que relatam casos de ex-detentos que, por não conseguirem uma colocação no mercado de trabalho, acabam por retornar à vida do crime”, justifica.
Entre as propostas do parlamentar que já se tornaram leis estão a obrigatoriedade da divulgação dos valores arrecadados com multas de trânsito no Diário Oficial do Estado, a proibição do agenciamento de serviços funerários nos hospitais públicos, a criação da semana de combate à verminose, no início do mês de abril, e projetos voltados à garantia dos direitos do consumidor.