O Ministério das Cidades “é a porta de entrada” dos municípios junto ao governo federal para suprir dificuldades no campo da infraestrutura. A afirmação é do ministro Gilberto Kassab, que reuniu-se no sábado (1) com prefeitos da região de Andradina, no interior do Estado de São Paulo. “Ao estabelecer parcerias, o ministério pode propor soluções para as deficiências dos municípios”, afirmou Kassab, que foi recebido na cidade pelo prefeito Jamil Ono.
Kassab explicou que os encontros com prefeitos e governadores que vem realizando em todo o Brasil são bastante positivos e que assim é possível identificar obstáculos para acelerar os projetos na sua implantação e ao mesmo tempo definir as parcerias para o futuro. “É uma oportunidade de o Ministério de vir ao encontro dos municípios. Hoje em Andradina temos a oportunidade de estabelecer relações, desenhar novas parcerias com aproximadamente 30 municípios da região que tem já importantes projetos junto ao ministério e dessa maneira aproximar o governo federal dos municípios”, disse o ministro.
Ele lembrou que desde o início da sua gestão está percorrendo o País para definir ações em conjunto com os municípios. “A nossa presença busca, em primeiro lugar, examinar as parcerias já existentes e depois as novas parcerias que, num futuro próximo, possam ser atendidas”, disse Kassab. Ele esclareceu que os atendimentos aos municípios são individuais e que a pasta trata de investimentos no campo da infraestrutura, sendo o carro-chefe da área de habitação o programa Minha Casa Minha Vida. Em Andradina, o programa já contratou 1.560 unidades, com investimento de R$ 155 milhões.
Na área de saneamento, o ministério das Cidades atua com programas vinculados à construção de reservatórios, a drenagem, a tratamento de esgoto. Na parte de mobilidade urbana nas grandes apoia projetos de metrôs, trens e BRT’s. Nas médias cidades as grandes avenidas e corredores, e nas pequenas cidades problemas vinculados à pavimentação, calçamento que tem sido a grande demanda dos municípios. Além do desenvolvimento urbano e planos diretores.
Desde 2003, o governo federal mantém, por meio do Ministério das Cidades, carteira de investimentos de R$ 154 bilhões em obras de infraestrutura no Estado de São Paulo.