Ao encerrar o Fórum Estadão, em São Paulo, o ministro das Cidades defendeu mudanças para que o País conte com investimentos privados nos projetos de infraestrutura.
Kassab Estadão

O ministro Kassab: “A infraestrutura é o principal instrumento de estabilidade social e econômica e não se investe sem o capital privado”.

Ao encerrar nesta quarta-feira (2) o Fórum Estadão – evento realizado em São Paulo pelo jornal O Estado de S. Paulo, para debater o tema “Inovação para o Crescimento” -, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, disse esperar que a crise que atinge o País, não apenas no campo econômico, mas sobretudo na ética e na política, possa ser vencida rapidamente para que o empresariado privado volte a ter confiança nos investimentos necessários ao crescimento. “A infraestrutura é o principal instrumento de estabilidade social e econômica e não se investe sem o capital privado”, afirmou.

Segundo Kassab, nos últimos anos, o Brasil tem encontrado dificuldade em conquistar a confiança dos investidores. “Isso gerou uma visão de que precisamos criar melhores condições para atrair este capital para o Brasil. É importante refazer as pontes para integrar o capital privado e impedir que o investimento vá para outros países”, afirmou, lembrando que “houve avanços na questão dos aeroportos, onde as concessões permitiram melhorias em Brasília e Guarulhos, por exemplo, que já atendem satisfatoriamente os usuários”.

Kassab lembrou ainda que o país precisa de investimentos na área de saneamento, pois tem compromisso com a ONU de universalizar o tratamento de esgoto nos próximos anos. “Nós vínhamos caminhando para atender a essa meta, mas os investimentos diminuíram nos últimos anos e precisamos retomar os níveis anteriores, em função inclusive das epidemias que nos ameaçam”, disse.

O ministro das Cidades abordou também a questão da matriz energética. Ele falou do pré-sal e disse que o modelo de exploração havia esquecido de levar em conta as dificuldades do investimento público em petróleo. “O projeto do senador José Serra (que flexibilizou as regras para investimento estrangeiro) foi correto”, disse. “Espero que na Câmara dos Deputados haja a mesma visão e o projeto não fique esquecido nas gavetas e leve em conta os problemas que a Petrobrás enfrenta hoje.”

Ainda sobre o tema infraestrutura, que esteve no centro dos debates desta quarta-feira do Fórum Estadão, o ministro das Cidades ressaltou que, a despeito dos desafios que o País enfrenta, espera que se possa virar rapidamente essa página (da crise) e reconquistar a confiança do capital privado.