Quando prefeito, presidente do PSD tirou do papel o projeto da Fábrica do Samba, que vai reunir os barracões das 14 escolas do Grupo Especial.

Gilberto Kassab beija a bandeira da escola paulistana

Diretores da Mocidade Alegre, uma das mais tradicionais escolas de samba da capital paulista, fizeram festa para receber o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, na noite desta terça-feira (2), na Casa Verde, zona Norte de São Paulo.

Kassab foi convidado a visitar a escola pela presidente da Mocidade Alegre, Solange Cruz, que lembrou do empenho dele no desenvolvimento do Carnaval de rua de São Paulo à época em que foi prefeito da cidade, entre 2006 e 2012. Kassab disse que que vai continuar apoiando o carnaval paulistano e trabalhar para transformá-lo no mais importante do Brasil.

Quando prefeito de São Paulo, Kassab tirou do papel uma das mais importantes demandas da comunidade carnavalesca de São Paulo, a Fábrica do Samba. O projeto surgiu da constatação de que grande parte das escolas de samba ocupavam espaços de risco na cidade. A própria Mocidade Alegre enfrentou uma tragédia, um incêndio em seu galpão, nos baixos do viaduto Pompeia (região da Lapa), em janeiro de 2012. Muitas escolas mudaram para lugares mais adequados até que a Fábrica do Samba ficasse pronta.

Desfile da Mocidade Alegre no Anhembi: escola foi tricampeã em 2014. Foto: Marcos Lins/ SPTuris

Quando a gestão de Kassab na Prefeitura terminou, a Fábrica estava 35% concluída e poderia ter sido entregue em junho do ano passado. A atual administração da cidade, porém, cortou os recursos previstos e agora as obras caminham lentamente.

Localizada na região da Barra Funda, na avenida Doutor Abraão Ribeiro, esquina com Marginal Tietê, a Fábrica do Samba está a apenas 1 quilômetro de distância do sambódromo e reunirá os barracões das 14 escolas do Grupo Especial. Vai simplificar especialmente o trabalho de deslocamento dos carros alegóricos, operação hoje bastante complicada em razão da distância das escolas do Anhembi, onde está o Sambódromo.

O espaço terá área total construída de 63 mil m². São 14 galpões de oficinas com 4.200 m² de área cada um e, ainda, lugar para eventos, apresentações e exposições, um centro de triagem e um prédio administrativo.

Nas oficinas – com serralheria, marcenaria, ateliês de pintura, modelagem e costura – serão produzidas fantasias, alegorias, dispositivos mecânicos, hidráulicos ou de robótica e carros alegóricos.