Administrada pela prefeita Elisângela Maziero, do PSD, Mococa, cidade do interior de São Paulo com 111 mil habitantes, iniciou campanha de combate ao Aedes aegypti. As ações da “Campanha Todos Juntos conta a Dengue” intensificam a busca por criadouros do mosquito da dengue em áreas definidas por um estudo epidemiológico do município. Os trabalhos são realizados aos sábados, por meio de uma parceria com o Governo do Estado, com os agentes comunitários de saúde atuando junto à equipe de controle de endemias.
De acordo com a supervisora de campo, Rita de Cássia Santana, o programa é de suma importância para o combate à dengue, pois a quantidade de criadouros encontrados é muito grande. “Fazemos o recolhimento dos objetos que são potenciais criadouros do mosquito. Tudo que possa acumular água. Para o sucesso desse trabalho temos que contar com a colaboração da comunidade, em não depositar lixo em terremos ou vias públicas. É um combate em que todos devem agir, poder público e sociedade”, disse.
O trabalho é realizado sob a supervisão geral de Maria Regina Parrillo, coordenadora do setor de Controle de Endemias, que também destacou a importância da retirada dos criadouros e a importância da orientação e conscientização da população. A ação ainda conta com a supervisão de campo de Maria Regina S. Ribeiro Vergílio, enfermeira responsável pelo ESF do bairro Nenê Pereira Lima, e dos profissionais de controle de endemias Aparecido Donizete Santos e Carlos Alberto Benedito.
De acordo com o Diretor de Saúde, Dr. Eduardo Ribeiro Barison, o Departamento irá buscar soluções efetivas para o combate à dengue. Ele destacou que a participação da população é fundamental para evitar a propagação do mosquito. “Precisamos fazer nossa parte e evitarmos os criadouros do mosquito, eliminando tudo que possa acumular água, onde o mosquito possa colocar seus ovos. Evitar jogar lixos nas ruas é fundamental nesse processo”, finalizou