Construção da passagem subterrânea da Praça Sacadura Cabral, um dos pontos de gargalo no trânsito da cidade, terá investimentos de R$ 128,8 milhões.
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Projeto recebeu investimentos de R$ 128,8 milhões

A maior obra de mobilidade urbana de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, terá início no próximo dia 15 de setembro. É a construção da passagem subterrânea da Praça Sacadura Cabral, ao lado da estação ferroviária e um dos pontos de gargalo no trânsito da cidade. Com investimentos de R$ 128,8 milhões obtidos junto ao Ministério das Cidades, o trabalho é fruto de um projeto técnico de excelência elaborado pela Prefeitura Municipal, o que colaborou para a liberação de recursos por parte do Governo Federal.

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, do PSD, explica a importância e o desafio da obra: “Mogi das Cruzes completará 455 anos agora em setembro e, sendo uma cidade histórica, possui desafios que precisam ser vencidos para que continue crescendo. Nossa frota de veículos passou de 40 mil em 1990 para 225 mil em 2015, mas as ruas continuam as mesmas. Em todas as nossas pesquisas e levantamentos, a obra da Sacadura Cabral aparece como prioritária pela população. Será um trabalho que exigirá paciência de todos, mas quando estiver concluído teremos uma passagem subterrânea moderna, que aumentará a mobilidade urbana e devolverá esta área central aos pedestres, pois teremos três praças interligadas”, diz.

O contrato para a obra foi assinado no dia 20 de abril, em Mogi das Cruzes, durante solenidade que contou com a presença do ministro Gilberto Kassab. Na ocasião, Kassab destacou a importância do trabalho: “Esta é uma obra transformadora para Mogi das Cruzes e emblemática para o desenvolvimento da cidade. É a requalificação de uma área importante, que possibilitará que mais pessoas morem na região e que atrairá mais receitas e investimentos para a cidade”, afirmou.

A obra permitirá o fechamento da passagem de nível ao lado da estação, eliminando, assim, o principal gargalo do trânsito da região central da cidade.

A obra permitirá o fechamento da passagem de nível ao lado da estação, eliminando, assim, o principal gargalo do trânsito da região central da cidade.

Um mês antes do início dos trabalhos de campo, no dia 16 de agosto, serão montados os tapumes, o canteiro de obras e realizadas as primeiras demolições necessárias ao trabalho. Para a execução do primeiro túnel, que terá 298 metros de comprimento, serão desapropriados em um primeiro momento cinco imóveis. Já o segundo túnel, com extensão de 426 metros, ligará a rua Cabo Diogo Oliver à avenida Governador Adhemar de Barros e a previsão é de que esteja concluído em dezembro de 2017. A parte de cima da estrutura, a atual praça Sacadura Cabral, terá sua estrutura ampliada, oferecendo mais espaço para a circulação de pedestres. A obra permitirá o fechamento da passagem de nível ao lado da estação, eliminando, assim, o principal gargalo do trânsito da região central da cidade.

No projeto da nova região central, a Estação Mogi das Cruzes da CPTM será deslocada em cerca de 150 metros e ficará em frente ao Terminal Central, de onde partirá uma passarela para que os usuários acessem as plataformas ou atravessem a linha férrea. Estas intervenções ficarão a cargo da companhia estadual.