Novo equipamento dará suporte de atendimento aos animais domésticos abandonados e vítimas de maus tratos, além de possibilitar a ampliação das ações de castração e adoção de cães e gatos na cidade.
O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD)

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, município administrado por Marco Bertaiolli (PSD), iniciou as obras de construção do Centro de Bem Estar e Proteção Animal. O novo equipamento será implantado para dar suporte de atendimento aos animais domésticos abandonados e vítimas de maus tratos, além de possibilitar a ampliação das ações de castração e adoção de cães e gatos na cidade. “A equipe técnica da Prefeitura conseguiu criar uma proposta adequada às atuais necessidades do município no que se refere ao bem estar e proteção de animais domésticos”, explica Bertaiolli.

O Centro de Bem Estar Animal será erguido numa área localizada ao lado do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com entrada independente e dotado de toda infraestrutura necessária para o acolhimento de cães e gatos. No total, serão 345 metros quadrados de área construída distribuídos em dois blocos: clínica e canil/gatil. Entre os espaços previstos estão recepção, sala de cirurgia, sala de exames diagnósticos, espaço para banho e tosa, sala de observação para animais em recuperação de procedimentos cirúrgicos, administração, almoxarifado, além dos canis e gatis com solários.

A implantação do Centro de Bem Estar Animal faz parte de uma série de ações da Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciadas em 2011, com a implantação da Câmara Técnica de Proteção e Bem Estar Animal. Entre outras medidas já adotadas está a elaboração do Código de Proteção Animal e a implantação do Petmóvel – Unidade Móvel de Educação e Esterilização, que já percorreu diversos bairros e distritos da cidade. O prazo de execução dos serviços é de oito meses e o investimento é de R$ 657.233,22.