Unidade construída pela gestão do prefeito Leitinho (PSD) para o público feminino vai oferecer exames, orientações sobre planejamento familiar, entre outros serviços

O CRESAM vai oferecer atendimentos com médico mastologista, avaliações pré-cirúrgicas nas áreas de ginecologia e obstetrícia, entre outros serviços.

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Nova Odessa

 

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio Schooder (PSD), o Leitinho, inaugura nesta quarta-feira (27) o Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRESAM), no Jardim São Jorge. Esse é o primeiro equipamento público desse tipo colocado em operação no município da Região Metropolitana de Campinas, no interior de São Paulo. A inauguração da unidade, que vai começar a atender a população feminina a partir da segunda semana de abril, fecha a programação comemorativa do Mês da Mulher na cidade.

Iniciada no governo anterior, em 2019, a obra foi abandonada. A atual gestão retomou os trabalhos em 2023, com investimento de R$ 637,3 mil. “Para nós, é uma satisfação darmos mais esse passo adiante na saúde municipal, entregando para as mulheres de Nova Odessa uma unidade inédita, só para elas, para cuidar da saúde delas. Estamos concluindo, também, a UTI do hospital municipal, uma conquista para toda a nossa população”, afirma o prefeito.

O CRESAM vai oferecer atendimentos com médico mastologista, avaliações pré-cirúrgicas nas áreas de ginecologia e obstetrícia, entre outros serviços. A unidade também vai fornecer orientações sobre contraceptivos e planejamento familiar, além de promover ações de grupos de apoio a mulheres que venceram o câncer.

O centro de referência conta com três consultórios, todos com banheiros acessíveis, sala para atendimento psicológico, enfermaria, sala de enfermagem, almoxarifado, copa, entre outros cômodos. O prefeito determinou que, em vez do azul utilizado na pintura dos prédios públicos da cidade, o CRESAM recebesse tons de rosa e lilás, cores que remetem à campanha Março Lilás, que combate o câncer de colo de útero.