Curso promovido pela gestão do prefeito Anderson Farias (PSD) é mais uma das iniciativas do governo municipal para o combate à violência doméstica na cidade

Curso promovido patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal, já recebeu 400 alunas

 

Redação Scriptum com Prefeitura de São José dos Campos

Preocupada em proteger as mulheres e evitar casos de violência doméstica em São José dos Campos — município de 697 mil habitantes do Vale do Paraíba, no interior do Estado de São Paulo — a gestão do prefeito Anderson Farias (PSD) oferece aulas de defesa pessoal para o público feminino. O curso promovido há cerca de um ano pela patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal, já recebeu 400 alunas, que aprenderam técnicas de artes marciais como kung fu e hapkido.
No sábado (19), cerca de 70 mulheres participaram de mais uma aula experimental no Parque da Cidade. As aulas são ministradas de maneira voluntária pelo investigador da Polícia Civil José Renato Rodrigues Júnior.

Atualmente, 500 mulheres acima de 18 anos de idade aguardam por uma vaga no curso. Todas se inscreveram por meio do aplicativo São José Viva, disponível para dispositivos móveis com os sistemas iOS e Android. Como as vagas são limitadas, a convocação das novas alunas é mensal.

Em 2023, lei municipal regulamentou a patrulha Maria da Penha em São José dos Campos. A iniciativa fez com que as medidas de segurança determinadas pela justiça e oferecidas às mulheres vítimas de violência se tornassem permanentes. A cidade conta, ainda, com Delegacia da Mulher e uma rede de centros de referência de assistência social.