O deputado federal Walter Ihoshi, do PSD, junta-se aos prefeitos do sul do Estado de São Paulo na busca por recursos dos governos estadual e federal para atender pacientes de toda a região

O deputado Walter Ihoshi fará toda a intermediação junto ao Ministério da Saúde para obter recursos da Pasta.

Com a intermediação do deputado federal Walter Ihoshi (PSD), prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP) reuniram-se com autoridades da área de saúde do Governo do Estado para discutir prioridades nos serviços prestados à população da região, em especial na área de tratamento do câncer.

Entre as prioridades discutidas estão a habilitação do Hospital Regional de Assis como clínica adicional ao serviço de tratamento de câncer, que hoje é somente disponibilizado pela Santa Casa de Ourinhos; procedimentos cirúrgicos represados aguardando recursos para serem realizados nos hospitais dos municípios e também a atual subutilização dos profissionais de oncologia do hospital de Assis.

Em busca de uma ação imediata para solucionar as demandas, o secretário estadual adjunto, Eduardo Ribeiro Adriano, sugeriu a utilização dos recursos destinados ao convênio assinado com o CIVAP, em 2016, para atender as cirurgias de média complexidade.

Segundo ele, “a ideia é fazer uma ação imediata, ajustar o montante ao novo perfil do contexto com os profissionais que lá estão, apenas mudando as suas atuações. Com isso, em vez de eles operarem casos oncológicos, fazem as cirurgias gerais para atender essas demandas reprimidas, e em paralelo tentamos junto ao Ministério da Saúde a habilitação da clínica adicional”.

Os prefeitos concordaram com a iniciativa sugerida pelo secretário, pois atende parte das solicitações, além de ser o começo para outras conquistas. O deputado Walter Ihoshi lembrou que sua participação na reunião “é para assumir um compromisso lá em Brasília, lutar para um credenciamento do (Hospital) Regional de Assis e trazer os recursos necessários para os convênios que serão firmados. É melhor que a gente não pare, pois muito temos a conquistar ainda”. Ihoshi fará toda a intermediação junto ao Ministério da Saúde para obter recursos da Pasta.