Projeto implantado na cidade pelo prefeito Professor Miguel (PSD) reduziu em 48,8% os furtos de veículos e em 60% os roubos

O prefeito Professor Miguel: sistema é operado por câmeras inteligentes de maneira conjunta pelas forças de segurança e permite a análise de dados em tempo real

 

 

Edição Scriptum com Prefeitura de Tatuí

 

O investimento realizado pelo governo do prefeito de Tatuí, Professor Miguel (PSD), no projeto Muralha Digital diminuiu os índices de criminalidade no município de 128 mil habitantes do interior de São Paulo. De acordo com balanço divulgado pela prefeitura, desde o início da implantação do sistema de videomonitoramento, em agosto de 2024, até março deste ano a cidade já registrou redução de 48,8% nos furtos de veículos e de 60% nos roubos, além da recuperação de 20 veículos e da prisão de 17 foragidos da Justiça.

Composto por câmeras inteligentes, o sistema é operado de maneira conjunta pelas forças de segurança e permite a análise de dados em tempo real. “A Muralha Digital é a prova de que, com planejamento, tecnologia e coragem para inovar é possível transformar a segurança pública. Estamos criando um novo padrão de gestão”, destaca o prefeito.

Miguel ressalta, ainda, que a iniciativa tem gerado impactos positivos em outras áreas do município. “Segurança também é estratégia de crescimento. A previsibilidade e a tranquilidade que o sistema proporciona têm atraído investimentos, fomentado o turismo e gerado empregos, posicionando Tatuí como referência em cidade inteligente e conectada.”

Fórum

No próximo dia 24, o prefeito vai falar sobre a bem-sucedida experiência de Tatuí na área da segurança pública durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Sorocaba, que será realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba. O evento, que vai discutir a inovação e o uso da tecnologia no desenvolvimento dos municípios, reunirá especialistas do setor, prefeitos, gestores e servidores públicos. O fórum é promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), com o apoio da prefeitura de Sorocaba, do Parque Tecnológico e da Associação Paulista de Municípios (APM).