A última medição, feita neste domingo (4), apontou que o nível do volume útil (a porção da água que fica acima do nível das comportas) do manancial para 10,1%, novo recorde histórico.

O nível da água nos reservatórios do Sistema Cantareira, que abastece quase 10 milhões de pessoas de 13 municípios, não para de cair. A última medição, feita neste domingo (4), apontou que o nível do volume útil (a porção da água que fica acima do nível das comportas) do manancial para 10,1%, novo recorde histórico, conforme mostrou reportagem que foi ao ar na manhã desta segunda-feira (5), no Bom Dia Brasil, da TV Globo.

Apesar da gravidade do quadro, o Governo do Estado não prevê a realização de racionamento. A edição de hoje do jornal O Estado de S. Paulo revela que as autoridades estaduais não esperam racionar a distribuição nem este ano, nem no próximo.

A Folha de S. Paulo lembra que há duas semanas o Governo do Estado sinalizou na direção oposta, admitindo a medida como uma possibilidade.

O Estadão informa também que a partir do dia 15 desde mês será bombeada água do chamado “volume morto” (abaixo das comportas) da principal represa do Cantareira.