Todas as faixas etárias serão atendidas, com prioridade para as que estão em grupos de maior risco

 

O prefeito Toninho Bellini

 

Redação: Scriptum

 

No mês dedicado à mulher, a Secretaria Municipal de Saúde de Itapira, administrada por Toninho Bellini, do PSD, fará agendamentos de exames para incentivar a prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama. Desde essa segunda-feira (7) e até o dia 31 de março as pacientes podem se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, de segunda a sexta, das 7h às 17h, levando o Cartão SUS e cartão do posto para solicitar o agendamento de papanicolau e mamografia. Todas as faixas etárias serão atendidas, com prioridade para as de 25 a 64 anos para papanicolau e de 50 a 69 anos para mamografia, que são os grupos de maior risco.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer do colo do útero é facilmente detectado em sua fase inicial, no exame preventivo (conhecido como Papanicolau), e quando identificados no começo, os casos são curáveis na quase totalidade. Mesmo assim, à exceção do câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. “Por isso, é tão importante a realização periódica do papanicolau. E nesse mês de março nós vamos intensificar esse agendamento porque devido a pandemia muitas mulheres deixaram de lado essa prevenção”, disse a diretora da Rede Básica, Deise Aparecida Cega Fernandes.

Já em relação ao câncer de mama, alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. Os principais exames preventivos são o autoexame das mamas e a mamografia.