
O prefeito Helinho Zanatta (centro) com representantes do Semae e da empresa vencedora do processo de licitação: obras devem ser executadas em seis meses
Edição Scriptum com Prefeitura de Piracicaba
O prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD), assinou nesta terça-feira (17) o contrato para a construção da adutora de água tratada Capim Fino – Torre de TV, que vai beneficiar 19 bairros e 97 mil famílias da cidade do interior de São Paulo. A prefeitura também vai construir a Estação de Tratamento de Lodo (ETL) da Estação de Tratamento de Água (ETA) Anhumas. As obras vão receber o investimento de R$ 3.602.000,00 e devem ser executadas em seis meses.
Zanatta assinou os documentos que autorizam o início dos trabalhos em reunião com o presidente do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Ronald Pereira, o chefe de Gabinete Institucional, Luiz Antônio Tavolaro, e o sócio da empresa Verdibianco Engenharia Eireli, vencedora do processo licitatório, Stefano Cappellano Perruchod. “A ETL de Anhumas vai melhorar a qualidade e a captação de água. A grande adutora, que vai ligar a região do Capim Fino à Torre de TV, na parte Norte da cidade, também. São duas obras importantes, uma complementa a outra. Há décadas elas eram necessárias e agora estamos fazendo as obras para estabilizar o fornecimento de água nessas regiões”, afirmou o prefeito.
A nova adutora terá 1,4 quilômetro de extensão e vai transportar cerca de 35 milhões de litros de água por dia. Os bairros beneficiados são o Cruz Caiada, Parque São Jorge, Jardim Nova República, Vila Nova, Alphaville, Convívio Santa Clara, Reserva Jequitibá, Villa D’Aquila, Paineiras, Ipês, São Gabriel, Santa Emília, Santa Rosa Ipês, Santa Rosa, Alphanorth Industrial, Uninorte I, Uninorte II, Uninorte Ipezinho e Parque Automotivo de Piracicaba.
O presidente do Semae ressaltou a importância ambiental da ETL em Anhumas, já que a estação implantada naquela região não conta com tratamento de lodo. “Com esse benefício, vamos reduzir em cerca de um milhão de litros as perdas de água que temos hoje nessa estação, além de garantir a obtenção de uma licença ambiental muito importante junto aos órgãos competentes, o que é um grande passo para a nossa cidade”, explicou Ronald Pereira.