Administrado pelo prefeito Leitinho (PSD), município teve o melhor desempenho entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas, no interior do Estado de São Paulo, na avaliação do Ensino Fundamental 1

O prefeito Leitinho conversa com alunos da EMEF Dante Gazzetta, localizada na região central da cidade

 

Redação: Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Odessa

 

As escolas do Ensino Fundamental 1 de Nova Odessa receberam a melhor avaliação entre as unidades da Região Metropolitana de Campinas, no interior do Estado de São Paulo, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2021 (Ideb). Administrado pelo prefeito Cláudio José Schooder (PSD), o Leitinho, o município recebeu nota 6,8 no levantamento, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Apenas a cidade de Itatiba teve a mesma avaliação.
As notas do Ideb vão de 0 a 10. O levantamento é divulgado a cada dois anos e leva em consideração as médias do município no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), além dos fluxos de aprovação, reprovação e abandono registrados no Censo Escolar.

Leitinho comemorou o desempenho de Nova Odessa e elogiou o trabalho desenvolvido pelos profissionais do setor educacional. “Só temos que agradecer a todos os nossos diretores, professores e alunos por este excelente resultado, obtido em plena pandemia. Estamos cada vez mais investindo em novas tecnologias, nos materiais pedagógicos e nos profissionais da nossa educação. Nossas crianças merecem o melhor e eu assumi essa missão de oferecer as melhores condições para todos, alunos e professores”, destaca o prefeito.

Entre as principais ações da gestão de Leitinho no setor educacional estão a aquisição e instalação de 90 lousas digitais, a implantação de internet Wi-Fi em todas as creches e escolas municipais e a adoção do aplicativo de aulas on-line Creator4All. Os alunos também receberam livros dos projetos Lendo em Rede e Leitura: Ler é Divertido como Brincar.

Rede de ensino

A prefeitura atende todos os alunos do 1º ao 5º ano da rede pública, período do Ensino Fundamental 1, enquanto o governo estadual é responsável pelo Ensino Fundamental 2, que vai do 6º ao 9º ano. A rede municipal tem 5,6 mil alunos, 25 unidades e e cerca de 450 profissionais. Do total de estudantes, 3,5 mil deles cursam o Fundamental 1.