Município inicia planejamento de ações para reduzir riscos ambientais e enfrentar eventos climáticos extremos

Plano contemplará medidas de médio e longo prazos, incluindo um projeto de macrodrenagem para reduzir alagamentos e enchentes em áreas críticas da cidade

 

 

Edição Scriptum com Prefeitura de Nova Odessa

A gestão do prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), iniciou a elaboração do Plano Municipal de Adaptação Climática, do município de 62 mil habitantes do interior de São Paulo. O documento estratégico orientará as políticas públicas voltadas ao enfrentamento da crise climática. O plano contemplará medidas de médio e longo prazos, incluindo um projeto de macrodrenagem para reduzir alagamentos e enchentes em áreas críticas da cidade, além de ações como o plantio e a poda preventiva de árvores antigas e de grande porte.

“Em ocasiões anteriores, já enfrentamos as consequências das mudanças climáticas. O novo plano, porém, reconhece oficialmente essa realidade e nos permite avançar na formulação de ações coordenadas, com foco na adaptação e mitigação dos impactos”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Rafael Brochi.

De acordo com ele, algumas metas previstas coincidem com ações que já estão em andamento. A Prefeitura mantém o plantio contínuo de novas espécies arbóreas, criou recentemente uma brigada de incêndio e deu início a uma etapa do projeto de macrodrenagem em uma das regiões que mais sofrem com alagamentos, como a avenida Ampélio Gazzetta.

A partir de agora, todas as secretarias municipais com atuação relacionada à questão climática serão envolvidas na elaboração do documento, que conterá um diagnóstico completo da situação climática local e o desenvolvimento de ações eficazes para minimizar os riscos envolvidos.