Equipamentos comprados pela gestão do prefeito Leitinho (PSD) facilitam o acesso dos alunos aos conteúdos didáticos e tornam as aulas mais dinâmicas na rede municipal de ensino

 

O prefeito Leitinho mostra na lousa digital a rua onde mora

 

Redação Scriptum com Assessoria de imprensa da Prefeitura de Nova Odessa

 

Para modernizar o processo de aprendizagem dos estudantes em Nova Odessa, a gestão do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), instalou 60 lousas digitais em escolas do município do interior do Estado de São Paulo, que tem cerca de 61 mil habitantes. Nesta terça-feira (22), o prefeito esteve na EMEF Dante Gazzetta, localizada na região central da cidade, para conversar com a turma do 4º ano A, que já utiliza o equipamento.

A visita foi acompanhada pela diretora de Gestão Pedagógica, Ana Rita Bitencourt, e a diretora da unidade de ensino, Renata Nascimento Luz. “Estamos iniciando um novo ciclo na educação de Nova Odessa na EMEF Dante Gazzetta, onde estudei quando era criança. Mais da metade das salas de aula da rede já tem a lousa digital, que é muito importante, torna a aula mais fácil, didática e gostosa. Ela traz muitos conteúdos que, às vezes, não estão nos livros, permitindo ao professor buscar qualquer assunto”, disse Leitinho.

Durante a aula de terça-feira, quando foi comemorado o Dia Mundial da Água, os temas trabalhados com os alunos foram os recursos naturais e a importância da preservação ambiental. Na ocasião, Leitinho também utilizou o programa Google Earth, acessado na lousa digital, para mostrar aos estudantes onde mora.

O professor do 4º ano A Matheus Dias de Souza elogiou a iniciativa da prefeitura. “Na lousa digital, as crianças podem enxergar o mundo além da abstração, do pensamento. Por exemplo, no caso do Google Earth, elas conseguem ver o globo real, girar o globo, pesquisar um local e ver imagens do local instantaneamente. Isso torna a aula mais dinâmica, elas percebem melhor o funcionamento das coisas. O mundo que elas vivenciam em casa, através da internet, é mais parecido agora com o mundo vivenciado na escola”, disse o professor.

Para abordar os assuntos relacionados ao meio ambiente, Matheus utilizou a plataforma de aulas digitais interativas Creator4All – outra novidade tecnológica adotada neste ano em Nova Odessa. A ferramenta disponibiliza aulas de reforço, tarefas de casa, entre outros conteúdos.