O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder (PSD), o Leitinho, assinou um decreto municipal na sexta-feira (26) que proíbe a locação de “chácaras, salões e assemelhados” para a promoção de festividades e eventos que gerem aglomerações. A proibição é mais uma iniciativa da Prefeitura para combater o coronavírus na cidade de cerca de 60 mil habitantes da Região Metropolitana de Campinas, no interior do Estado de São Paulo, e vai vigorar enquanto durar a pandemia de covid-19.
“Agora não é hora de comemorar. É hora de ficar em casa, não transmitir nem contrair o vírus. Esse decreto é voltado para quem tem chácaras de aluguel e ainda está alugando esses espaços para festas. Vamos fiscalizar e notificar, podendo multar e até caçar o alvará na reincidência”, afirmou o prefeito.
Leitinho destacou que a administração tomou todas as medidas para evitar o risco de colapso no sistema público de saúde do município. “Agora fizemos uma ala respiratória com mais 11 leitos no Hospital Municipal e estamos ampliando novamente a Unidade Respiratória do Jardim Alvorada com mais 16 leitos, totalizando 47. Compramos novos equipamentos, mas os atendimentos foram de 40 para 160 por dia, em média.”
O prefeito reiterou que o rigor no combate ao coronavírus permitirá um retorno mais rápido das atividades econômicas. “Os números da pandemia ainda estão crescendo muito na nossa região e no Estado, mas estamos nos preparando e fazendo a nossa parte como gestores públicos. Precisamos também cobrar a população para que cumpra as regras e faça sua parte, principalmente os donos de chácaras que as alugam para eventos que aglomeram muitas pessoas.”
Casos
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Nova Odessa na última sexta-feira, a cidade já registrou 2.981 casos de covid-19 desde o início da pandemia. Desse total, 2.590 pacientes foram curados e outros 99 morreram.