Gestão do prefeito Leitinho (PSD) investe em segurança hídrica na cidade do interior de São Paulo

 

O prefeito Leitinho: “O único jeito de garantirmos a continuidade dessa segurança hídrica que temos é investirmos em novas represas”

 

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Nova Odessa

 

A gestão do prefeito Cláudio Schooder (PSD), o Leitinho, avançou no projeto de construção da represa Recanto 4, a primeira obra desse tipo que será realizada em 30 anos no município da Região Metropolitana de Campinas, no interior de São Paulo. A administração municipal já tem a certidão de posse de uma área de 51 mil metros quadrados e aguarda apenas a emissão de licença da Sabesp para a realização da obra na cidade, com população estimada pelo IBGE em 62 mil habitantes.

“Nova Odessa é reconhecida pelo seu sistema de represas, que garante água em quantidade e qualidade, mas já fazia muito tempo que não se construía uma nova represa e a população vem crescendo a cada ano. O único jeito de garantirmos a continuidade dessa segurança hídrica que temos é investirmos em novas represas”, afirma Leitinho.

A prefeitura pagou R$ 1.169.748,00 na compra do terreno onde será implantada a represa, que pertencia à empresa Agro Pecuária Furlan S/A. A área foi declarada de utilidade pública pela administração municipal em 30 de novembro de 2022, por meio do decreto 4.644.

Em março de 2023, a 1ª Vara do Fórum de Nova Odessa emitiu a certidão de posse do terreno. “Precisávamos construir duas coisas em Nova Odessa, a UTI do hospital municipal e uma nova represa. As duas coisas estão acontecendo, além de várias outras obras importantes, como a rede de água no Pós-Anhanguera, o Poupatempo, o Corpo de Bombeiros, o novo Centro de Treinamento e Valorização Profissional (CTVP), a Oficina de Costura e Fraldas e, em breve, o Departamento Municipal de Bem-Estar Animal e o Parque das Crianças”, acrescenta o prefeito.

Segurança hídrica

A Coden Ambiental, empresa responsável pelo saneamento básico na cidade, vem realizando uma série de medidas para assegurar a oferta de água. Entre os serviços executados estão o desassoreamento da represa Lopes, a limpeza das algas da represa Recanto 1, a construção da nova adutora, entre a captação do córrego Palmital e a Estação de Tratamento de Água 1, além da conclusão da obra da ETA 2, que garantiu o abastecimento para 100% da população.

Ao todo, Nova Odessa conta com sete represas — as unidades Recanto 1, 2 e 3, Lopes 1 e 2, Palmital e Santo Ângelo — que fornecem aproximadamente 19 milhões de litros de água por dia.