Medida foi adotada em 2010 em São Paulo, na gestão Kassab, e obteve resultados positivos: nas avenidas 23 de Maio e Rubem Berta, na zona sul, foram registrados 38% menos acidentes e atropelamentos em 2011.

 

Nova York adotou novo limite de velocidade para reduzir acidentes de trânsito

Nova York adotou novo limite de velocidade para reduzir acidentes de trânsito

Com a meta de reduzir a zero o número de mortes no trânsito nos próximos dez anos, a cidade de Nova York (EUA) adotou, na última sexta-feira (7), um novo limite de velocidade nas ruas, conforme reportagem veiculada no Jornal Nacional desta segunda-feira (10).

Na cidade mais populosa dos Estados Unidos, o limite de velocidade nas ruas caiu para 25 milhas, ou 40 km/h. Uma redução de 8 km/h na velocidade máxima permitida.

“Essa redução significa que, se o pedestre for atingido por um carro, o risco de morte cai pela metade”, explica a chefe do departamento de trânsito da cidade.

No ano passado, 178 pessoas morreram atropeladas em Nova York – uma cidade com quase 8,5 milhões de habitantes. Em São Paulo, com uma população de quase 12 milhões, foram 514 atropelamentos fatais, quase três vezes mais.

“Mortes no trânsito não são inevitáveis e não podemos aceitá-las”. Esse é o lema do programa ambicioso que está sendo implantado em Nova York e que pretende zerar o número de mortes no trânsito até 2024. O foco inicial é reduzir os atropelamentos, que matam, principalmente, idosos e crianças.

Em São Paulo

Na Prefeitura de São Paulo, durante a gestão de Gilberto Kassab (2006-2012), mais de 420 km de ruas e avenidas tiveram suas velocidades padronizadas ou reduzidas em 2011.

Com isso, o Eixo Leste/Oeste registrou queda de 14% nos acidentes e 21% nos atropelamentos entre os meses de abril e novembro de 2011 ante mesmo período de 2010. A principal queda foi observada no total de atropelamentos que caiu de 80 para 63, diminuição de 21%.

No Eixo Norte, a redução foi de 26% no número de acidentes e atropelamentos em abril de 2011 ante abril de 2010.  Nas avenidas 23 de Maio e Rubem Berta, foram 38% menos acidentes e atropelamentos entre fevereiro e novembro de 2010 ante mesmo período de 2010.

O Programa de Proteção ao Pedestre reduziu em 40% os atropelamentos com mortes na região central e da avenida Paulista e de 10,7% no município de São Paulo, de seu lançamento, em 11 de maio de 2011, a 10 de maio de 2012: foram 24 mortes de pedestres na área central ante 40 no período anterior. O programa também registrou redução de 34,3% no número de atropelamentos na região central/Paulista. Foram 424 atropelamentos registrados nessa região de 11 de maio de 2011 a 10 de maio de 2012 ante 645 no período anterior.

A redução de vítimas de atropelamentos se manteve em 2013 na cidade de São Paulo. Em 2005, morreram 748 pessoas, vítimas de atropelamentos, e em 2013, 514, redução de 31,3% no período. A estatística mostra que a queda do número de mortes foi também significativa no total de acidentes de trânsito– incluindo pedestres, motoristas, passageiros e motociclistas. Em 2013, foram 1.152 casos, ante 1.505 em 2005, redução de 23,5%.