Com investimento de R$ 1,175 milhão, o reservatório atenderá a uma população de até 20 mil habitantes, que corresponde aos moradores e futuros moradores do complexo habitacional Jardim do Lago I, II, III, IV, V, VI (futuramente o VII) e também a Cidade Jardim.
Reservatório atenderá população de até 20 mil habitantes

Reservatório atenderá população de até 20 mil habitantes

As obras de construção do novo reservatório de água de Penápolis já estão em andamento. Segundo a gestão do prefeito Célio Oliveira, do PSD, a etapa de fundação do reservatório já foi concluída e os trabalhos de elevação começaram na última semana. Com um investimento de R$ 1,175 milhão, bancados com recursos próprios do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), o reservatório atenderá a uma população de até 20 mil habitantes, que corresponde aos moradores e futuros moradores do complexo habitacional Jardim do Lago I, II, III, IV, V, VI (futuramente o VII) e também a Cidade Jardim.

De acordo com Célio de Oliveira, essa é uma das regiões da cidade que mais cresceram nos últimos anos. “Essa área da cidade teve um crescimento habitacional bastante expressivo, daí a necessidade de construir um novo reservatório. Dessa forma, o fornecimento de água terá maior pressão na torneira e teremos a garantia de reserva de água para os períodos de estiagem”, justificou Célio.

Ainda segundo o prefeito, há quase 20 anos o município de Penápolis não investia em reservação de água. “O último reservatório começou a ser construído em 1997, no bairro Jardim Pevi. Nesses 18 anos, a cidade teve grande crescimento demográfico, com o surgimento de novos bairros, mas o sistema de reservação não seguiu o mesmo ritmo”, observou ele. “Tivemos somente nesses últimos dois anos, 8 novos loteamentos aprovados e ainda há mais 12 solicitações para novos empreendimentos a serem lançados”, enfatizou o prefeito.

Na construção do reservatório do Jardim do Lago será feito um reservatório elevado com capacidade de 600 metros cúbicos divididos em duas células de 300 metros cúbicos cada, com altura máxima de 31 metros. Também será construído um reservatório semienterrado em concreto armado, com capacidade de mil metros cúbicos. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de seis meses.