Em dois anos de gestão, o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, alcançou a marca de 6,2 mil leitos abertos, entre novos e reativados

O secretário Eleuses Paiva: “Em muitos casos, não é necessário apenas construir novos hospitais, mas priorizar a ampliação de leitos em unidades existentes”

 

Redação Scriptum com site da TV Cultura

 

Sob a gestão do secretário Eleuses Paiva, liderança do PSD, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo chegou à marca de 6,2 mil leitos abertos em dois anos. Esse total, que inclui leitos novos e reativados, corresponde à quantidade que estaria disponível para a população caso fossem construídos 30 hospitais de médio porte. De acordo com Eleuses, o aumento do número de leitos atende às demandas identificadas em encontros regionais promovidos pela pasta desde o ano passado com autoridades e profissionais do setor. “Durante os encontros com as redes regionais de saúde, analisamos de perto toda a demanda do Estado. Sempre soubemos que, em muitos casos, não é necessário apenas construir novos hospitais, mas priorizar a ampliação de leitos em unidades existentes para atender às necessidades das regiões”, explica o secretário.

Eleuses ressalta que a secretaria também tem trabalhado para reduzir as filas de espera para procedimentos. Dados divulgados pelo governo estadual registram que o tempo de espera nas filas do Sistema Único de Saúde (SUS) paulista foi reduzido em até 82,6%.”Estamos reforçando o compromisso da atual gestão de ampliar a assistência aos usuários da rede pública, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos para tratamentos médicos. Nosso foco é oferecer mais qualidade de vida aos paulistas”, destaca Eleuses.

Outro avanço conquistado pela gestão do secretário foi a implantação da Tabela SUS Paulista, que remunera até cinco vezes mais que os valores estipulados na tabela nacional do SUS para procedimentos realizados em hospitais e entidades filantrópicas. Nos últimos dois anos, o Estado realizou aproximadamente 2,2 milhões de cirurgias. Somente em 2024, foram 1,2 milhão de procedimentos realizados.