Prefeito Dario Pacheco (PSD) entrega o novo Portal dos Imigrantes, na entrada do município da Região Metropolitana de Campinas

Local recebeu novo projeto paisagístico, com pisos drenantes, sistema automático de irrigação das plantas e iluminação de LED.

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Vinhedo

 

O governo do prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco (PSD), entrega neste sábado (2), após sete semanas de obras, a revitalização do Portal dos Imigrantes. Principal cartão-postal da cidade, o portal fica na entrada do município de 76 mil habitantes da Região Metropolitana de Campinas, no interior do Estado de São Paulo. O local recebeu novo projeto paisagístico, com pisos drenantes, sistema automático de irrigação das plantas e iluminação de LED. Além disso, a prefeitura aumentou o número de árvores, de 7 para 76.

Durante a inauguração da obra, o prefeito também vai entregar oficialmente as recuperações asfálticas da avenida dos Imigrantes e da rua Manoel Matheus. A iniciativa faz parte do programa de reforma de todos os espaços públicos de Vinhedo, que inclui pontos turísticos, praças, quadras, unidades de saúde e escolas.

“A cidade merece ter uma entrada que valorize sua história, que traduza a beleza do nosso povo e a preocupação com o meio ambiente. Será um momento especial, com a participação das famílias que ajudaram a construir esse atrativo e, também, dos produtores rurais que plantarão as mudas de uva que remetem à fundação do município. Tudo isso será coroado com o acendimento das luzes e o lançamento da Vila de Natal, no Memorial do Imigrante, com ampla programação”, explica Dario Pacheco.

Revitalização

Inaugurado em 1982, o portal ganhou 18 espécies de arbustos, quatro espécies de palmeiras e árvores, além de três forrações vegetais diferentes. A área permeável é de 9.896,96 metros quadrados e a área construída, de 3.452,54 metros quadrados. “Um dos grandes ganhos da revitalização foi justamente a possibilidade de termos mais árvores e áreas verdes na entrada do município e o novo sistema de irrigação subterrâneo. Antes, dependíamos de carros-pipa para irrigar as plantas, agora será automático. O espaço para pedestres foi ampliado, com 1.738,98 metros quadrados de área de passeio, sendo 1.588,42 metros quadrados de calçadão”, detalha Mauro Contesini, paisagista responsável pelo projeto.