De acordo com o prefeito Jorge Seba (PSD), interligação de avenidas nos bairros São Cosme e Jardim Universitário vai “promover fluidez no tráfego” e proteger represa municipal

O prefeito Jorge Seba: “A represa municipal deixará de receber resíduos como areia e vamos prevenir o assoreamento”

 

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Votuporanga

 

O prefeito de Votuporanga, Jorge Seba (PSD), anunciou nesta terça-feira (19) o início da obra que vai interligar as avenidas Anastácio Lasso, no bairro São Cosme, e Sebastião Vaz de Oliveira, no Jardim Universitário. O anúncio ocorreu em ato promovido em área próxima ao local onde os serviços serão executados. “Essa obra proporcionará um avanço no desenvolvimento dessa região da cidade. Além de promover fluidez no tráfego e na mobilidade urbana para quem se desloca da região Norte para a região Leste, tem importância para o meio ambiente. A represa municipal deixará de receber resíduos como areia e vamos prevenir o assoreamento”, explica o prefeito.

A primeira etapa da obra será realizada pela Saev Ambiental. De acordo com o superintendente da autarquia, Gustavo Vilela, que também participou do anúncio, será construída uma barragem de recebimento, amortecimento e equalização das águas de chuvas no entorno do córrego Marinheiro. “O objetivo da obra é a contenção de resíduos para a proteção da represa, que faz parte do complexo de armazenamento de águas para o abastecimento público”, afirma Gustavo.

A Saev Ambiental vai investir R$ 5.950.698,85 na primeira etapa da obra, de acordo com edital de abertura do processo licitatório que será publicado no Diário Oficial de Votuporanga. O prazo para a execução dos trabalhos é de até 12 meses. A obra de interligação também vai evitar que derramamentos de óleo decorrentes de eventuais acidentes na rodovia Euclides da Cunha cheguem até a represa municipal.

Depois da construção da barragem, serão implantados o asfalto, o calçamento e a iluminação pública no local. “Além da relevância desta obra em termos de mobilidade urbana, temos a importância do caráter ambiental, já que ela reduzirá impactos significativos e protegerá nosso manancial de abastecimento”, ressalta Luciano Passoni, superintendente adjunto da Saev Ambiental.