Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, se reuniu com ministros da Alemanha para discutir formas de cooperação técnica e financeira em infraestrutura urbana.
O ministro Gilberto Kassab e Barbara Hendricks

O ministro Gilberto Kassab e Barbara Hendricks, ministra do Meio Ambiente da Alemanha.

Cooperação na área de eficiência energética, tecnologias de sustentabilidade nas obras de habitação e cooperação técnica em diversos outros campos foram os temas da reunião que o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, teve na manhã desta quinta-feira (20), com representantes do governo alemão.

O encontro com a ministra do Meio Ambiente, da Proteção da Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha, Barbara Hendricks, permitiu também, segundo Kassab, revisar o projeto de biogás no Brasil, o Probiogás, além de tratar de novos acordos sobre resíduos sólidos urbanos e eficiência energética na distribuição de água e em mobilidade urbana.

Durante a reunião, o ministro das Cidades anunciou a construção, no Rio de Janeiro, do primeiro condomínio do Programa Minha Casa Minha Vida com técnicas e intervenções adotadas na Alemanha no sentido de sustentabilidade em habitações sociais. “A parceria com a Alemanha permitirá adotarmos soluções de ventilação, iluminação e painéis solares, incorporando, assim, o conceito de sustentabilidade nessas construções”, explicou Kassab.

Além da possibilidade de concessão de financiamento para a instalação de painéis solares nas unidades do Minha Casa Minha Vida, foi discutida com o ministro de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, Gerhard Müller, a alocação de recursos para a questão de resíduos sólidos urbanos.

Kassab e ministros alemães

Kassab em reunião com ministros alemães: “A parceria com a Alemanha permitirá adotarmos soluções de ventilação, iluminação e painéis solares”.

Ainda na área de saneamento, os representantes dos dois países abordaram eficiência energética nos sistemas de abastecimento de água, em especial nas grandes cidades brasileiras. “Iniciamos um entendimento com a ministra Barbara Hendricks para que a gestão do lodo fosse fruto de um novo convênio. A receptividade à proposta foi muito boa. Acredito que vamos iniciar esse trabalho conjunto em curto prazo”, disse o ministro das Cidades.

Também foi discutida a questão da eficiência energética na mobilidade urbana como alternativa para minimizar a importância da utilização de veículos nos grandes centros urbanos. Segundo o ministro alemão, uma das preocupações é com relação às migrações para as cidades. Como uma das soluções, Müller sugeriu a adoção de internet banda larga em todo o país.

Ao final da reunião, o ministro das cidades foi convidado a visitar a Alemanha com o objetivo de identificar ações adotadas por aquele país que possam ser aplicadas no Brasil e para participar da reunião preparatória do Habitat III, evento organizado pelas Nações Unidas. Kassab confirmou a intenção de viajar a Alemanha durante o período dess