
Os óculos vão utilizar recursos como inteligência artificial e realidade aumentada
Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São José dos Campos
Os agentes da Guarda Civil, da Polícia Militar e da Mobilidade Urbana de São José dos Campos — município de 737 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo — vão usar ‘óculos inteligentes’ durante a comemoração do 255º aniversário da cidade, marcada para o próximo dia 27. A iniciativa, ainda em fase de testes, será mais um investimento tecnológico da gestão do prefeito Anderson Farias (PSD).
Os óculos vão utilizar recursos como inteligência artificial e realidade aumentada, além de câmeras que funcionarão de maneira integrada ao sistema do Centro de Segurança e Inteligência (CSI). A equipe do CSI poderá congelar uma imagem para observar algum detalhe, enviar dados, checar documentos, entre outras atividades.
Quem estiver usando o equipamento poderá ler, na tela do olho direito, as informações enviadas e obter ajuda remota com textos, vídeos e fichas criminais. “Com o uso dessa tecnologia conseguimos trazer os olhos dos agentes para o centro de monitoramento do CSI ou para qualquer outro lugar, como um celular em tempo real, para que possam tomar uma decisão de onde eles estiverem”, afirmou André Feldman, CEO da empresa que vai fornecer o equipamento para os testes.
Reconhecimento
Em matéria publicada em maio, o jornal O Globo reconheceu os investimentos no setor tecnológico em São José dos Campos, que foram iniciados na gestão do ex-prefeito Felicio Ramuth (PSD), pré-candidato a vice-governador do Estado. Intitulado 200+20: Conheça as cidades brasileiras que já deram o grito de independência tecnológica, o texto assinado pelo jornalista João Sorima Neto classifica o município como uma das cinco “ilhas tecnológicas” brasileiras. O termo foi usado para descrever cidades que investem na área e sabem utilizar conceitos inovadores para garantir mais qualidade à educação, promover a geração de empregos e impulsionar o desenvolvimento econômico, o que ainda não é comum no País.
Felicio foi prefeito de São José dos Campos entre 2017 e março deste ano. No início daquele mês, o município recebeu o título de Cidade Inteligente, com base em normas internacionais e análise de 279 indicadores. No mundo, só 79 cidades ostentam essa condição.