Os recursos federais destinados a projetos e obras em andamento nos oito municípios que integram a Região Oeste da Grande São Paulo (Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba) serão o tema da reunião que o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, terá nesta quinta-feira (12), em Osasco, com os prefeitos integrantes do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste).
O encontro servirá também para examinar as parcerias existentes e firmar novos investimentos do governo federal com os governos do Estado e municípios para o campo da habitação, saneamento ambiental, mobilidade urbana e infraestrutura.
O Cioeste integra prefeituras de cidades que, somadas, têm quase 2 milhões de habitantes. Seu objetivo é buscar soluções e desenvolver projetos em comum entre os municípios em parceria com as esferas estadual e federal. Tem o papel de representar os entes que o integram em matéria de interesses comuns, atuando como gestor, articulador, fiscalizador, planejador ou executor do desenvolvimento de atividades de fortalecimento da gestão pública e modernização administrativa, instituição e promoção do funcionamento de escolas de governo, realização de cooperação técnica entre governo federal e estadual, projetos, obras e outras ações.