Jovens pré-candidatos do PSD a prefeito, vice-prefeito e vereadores, de todo o interior de São Paulo, participaram nesta terça-feira (12) da Oficina de Capacitação promovida pelo Espaço Democrático. O objetivo do encontro, como explicou o diretor-superintendente João Francisco Aprá, foi oferecer aos jovens informações sobre cuidados a serem observados na pré-campanha e nas campanhas, de modo a evitar problemas legais, e também sobre postura e formas de se comunicar com os eleitores. “Este evento marca o início de um processo de qualificação dos jovens do partido, pois vamos realizar mais encontros como esse”, afirmou Aprá.
Além do palestrante Woyle Guimarães, jornalista com passagens pelos principais veículos de comunicação do País e especialista em marketing político, também falaram aos participantes o pré-candidato do PSD à Prefeitura de São Paulo, vereador Andrea Matarazzo, a coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, o coordenador do PSD Jovem no Estado de São Paulo, Rafael Auad, e o advogado Thiago Bovério.
Andrea Matarazzo, por exemplo, destacou a estrutura que o PSD está oferecendo aos seus pré-candidatos, em termos de espaço para debates, qualificação e oferta de conteúdo. “Nunca vi isso em outros partidos e quero agradecer ao ministro Gilberto Kassab por essa oportunidade que está dando a todos nós”, afirmou.
O pré-candidato a prefeito de São Paulo lembrou ainda que a campanha para vereador é muito difícil e que a comunicação ágil e eficiente com o eleitor é vital para superar essas dificuldades. “Por isso, considero muito importante escutar os conselhos e as sugestões do Woyle, que vão desde o que falar e como se portar até usar bem as redes sociais”, explicou, enfatizando que, para compensar a falta de recursos financeiros que deve afetar todos os candidatos este ano, é preciso apostar na confiança em si mesmo e no bom humor.
O advogado Thiago Bovério, por sua vez, comentou que tem encontrado, entre os pré-candidatos, algumas manifestações de desânimo e insegurança diante das novas regras eleitorais, que restringiram bastante o espaço de atuação. Segundo ele, é preciso lembrar, porém, que a regra vale para todos e, portanto, a diferença agora é a confiança do candidato no seu próprio trabalho e na automotivação para atingir os objetivos propostos.
Conselhos
Em sua palestra, Woyle Guimarães destacou a importância de o candidato atentar para seus gestos e posturas, procurando sempre mostrar que está dando atenção a cada uma das pessoas com quem fala, “olhando nos olhos”.
O jornalista também falou sobre o uso das redes sociais pelos candidatos, lembrando que Whattsapp, Snapchat e Facebook, entre outras plataformas, são caminhos eficientes para difundir as propostas com baixo custo. “É preciso mostrar conhecimento dos problemas enfrentados pelos eleitores e demonstrar que o candidato está ao lado deles, saindo cedo de casa, enfrentando as dificuldades de transporte e assim por diante, sempre manifestando solidariedade com as pessoas”, ensinou.
Ele lembrou que a maior parte das informações passadas em sua palestra estão disponíveis para todos os candidatos nos sites do PSD, podendo ser baixados por download ou mesmo impressos.
Veja aqui as publicações do partido para ajudar os candidatos.
Motivação
A coordenadora do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, encerrou o encontro com um discurso em que destacou a importância do entusiasmo e do otimismo nesta campanha. “A decisão mais importante, que é a de concorrer, vocês já tomaram. Agora o mais importante é a busca do voto, enfrentar a batalha pelo voto, sempre respeitando a lei e o orçamento de campanha”.
Alda conclamou ainda os pré-candidatos a serem ousados, a pensar em grandes projetos, citando exemplos de políticos como Juscelino Kubistchek e Orestes Quércia, que enfrentaram a descrença de seus contemporâneos e construíram grandes obras.
A coordenadora do PSD Mulher lembrou aos participantes do evento que eventuais derrotas fazem parte da trajetória dos líderes e representam um acúmulo de conhecimentos que ajudam a enfrentar grandes e novos desafios. Lembrou que os grandes líderes, como François Mitterrand, na França, só chegaram ao governo após sucessivos fracassos nas urnas.
Alda também falou sobre a importância de se abrir espaço na política para as mulheres, pedindo aos candidatos do sexo masculino que não se oponham ou dificultem a ampliação da participação feminina.