O prefeito de Olímpia, Fernando Cunha (PSD), comemorou a autorização da Secretaria Nacional de Aviação Civil, órgão do Ministério da Infraestrutura, para a construção de um aeroporto na cidade do interior do Estado de São Paulo. Localizada a 30 quilômetros de São José do Rio Preto, a área destinada à construção do empreendimento tem 200 hectares e acesso pela rodovia Assis Chateaubriand.
A administração estima um investimento inicial de R$ 100 milhões e busca parceiros na iniciativa privada. “Nós deveremos trabalhar por um ano para fazer os projetos executivos e a estruturação financeira. Num horizonte de quatro anos, temos a previsão de já termos iniciado as operações. Essa conquista abre para todo o interior paulista a expectativa de ter um aeroporto com voos internacionais”, afirmou o prefeito.
O ministério concedeu ao município 35 anos para a implantação e exploração do aeroporto. A obra foi motivada pela necessidade de ampliação da capacidade do aeroporto de Rio Preto, que não possui área suficiente para expansão. O aeródromo rio-pretense conta com uma pista de 1.640 metros de comprimento e 35 metros de largura. O fluxo médio anual é de 700 mil passageiros, com crescimento médio de 10% ao ano.
No projeto de Olímpia, a pista tem 2.250 metros de comprimento e 45 metros de largura, o que possibilitará o tráfego de aviões de grande porte. A perspectiva da Prefeitura é que sejam realizadas cerca de 500 mil operações por ano.