Os moradores de Olímpia, no interior paulista, que apresentarem sintomas leves de gripe, resfriado e covid-19 já podem procurar atendimento especializado no Serviço de Referência em Síndrome Gripal, o ‘Gripário’, inaugurado pela gestão do prefeito Fernando Cunha (PSD). A unidade funciona em caráter emergencial no Centro Especializado em Saúde da Mulher, ao lado do Ambulatório de Referência e Especialidades (ARE), conhecido como Postão.
Quem tiver sintomas como tosse e dor de garganta poderá se dirigir ao Gripário, que vai possibilitar a diminuição do fluxo de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), preparada para receber todos os tipos de emergência. Na UPA são tratados os que apresentam dificuldades respiratórias ou fatores de risco como asma, obesidade, hipertensão, diabetes e doenças crônicas.
Por meio de processo seletivo, a administração contratou 25 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, para atuar exclusivamente na nova unidade. No local são realizados testes rápidos ou o RT-PCR com coleta swab de naso e orofaringe (exame com cotonete) para a detecção de covid-19.
O Gripário funciona todos os dias, das 7h às 19h. “Sempre que há necessidade, nós temos investido para melhor equipar a saúde. Neste momento, em que começamos a ter um agravamento do número de infectados de covid-19 e outras síndromes gripais, com grande aumento do fluxo na UPA e nas unidades básicas de saúde, chegou a hora de abrirmos este equipamento, que chamamos de Gripário”, explicou o prefeito.
Cunha alertou, ainda, que a Prefeitura tem tomado todas as medidas necessárias para o combate à doença no município, mas a população precisa colaborar. “Por mais que a gente faça e invista, se as pessoas se descuidarem, não tem sistema no mundo que consiga atender a todos da forma que a gente gostaria. Por isso, continuo fazendo o apelo: fiquem em casa o máximo possível, principalmente nessa fase aguda, usem máscara e mantenham o distanciamento. Se cuidem.”
Casos
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura nesta quarta-feira (5), Olímpia, cidade com população estimada em 54 mil habitantes, tem 219 casos de covid-19 e 11 mortes provocadas pela doença. Outros 283 pacientes ainda aguardam os resultados de exames laboratoriais.