Redação Scriptum com Prefeitura de São Caetano
Depois da adoção da ‘tarifa zero’ no transporte público, a gestão do prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior (PSD), investe em ônibus elétricos para a melhoria da mobilidade no município de 165 mil habitantes da região do ABC paulista. O segundo ônibus desse tipo já circula pela cidade desde sexta-feira (25) e atende passageiros das linhas 02 (Circular Nova Gerty) e 03 (Circular Barcelona). O período de testes do veículo, fabricado pela empresa chinesa BYD, será de 30 dias.
Auricchio esteve na sede da Viação Padre Eustáquio (VIPE), concessionária do serviço, para acompanhar o início dos testes. “Recebemos hoje mais um veículo elétrico para aprimorarmos a qualidade do transporte público e a sustentabilidade, trazendo o aspecto da proteção ambiental. O programa Tarifa Zero é um sucesso, agora com os veículos elétricos agregados”, ressaltou Auricchio.
Ao todo, a frota do transporte público em São Caetano conta com 58 veículos. Desde 1 de novembro de 2023, quando o programa Tarifa Zero foi implantado, cerca de 18 milhões de passageiros foram transportados gratuitamente nos ônibus municipais.
Em média, o ônibus da BYD, do modelo D9A, consegue rodar 250 quilômetros sem precisar recarregar a bateria. O modelo tem um chassi de piso alto, desenvolvido para a aplicação em carrocerias com até 13 metros de comprimento, além de contar com dois motores, cada um com 205 cavalos de potência.
O ônibus elétrico conta, ainda, com ar-condicionado, Wi-Fi, suspensão a ar, tomadas USB, iluminação interna em LED e GPS. “A grande diferença entre os ônibus convencionais e os elétricos é que nos elétricos temos muito mais conforto para dirigir, muito menos desgaste, sem contar com a questão do silêncio do motor. Parece que estamos num metrô”, afirma Eusébio Moura, motorista da VIPE há 12 anos.