Secretário de Segurança, Lau Alencar (foto), fala sobre a operação “Osasco Seguro”, que previne ações criminosas nos maiores centros comerciais da cidade da Grande São Paulo.

Lau Alencar - Osasco

Lau Alencar: expectativa é de que mais de 1 milhão de pessoas frequentem os comércios e shoppings centers da região

Para garantir a tranquilidade da população, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Segurança e Controle Urbano (Secontru), deu início nesta semana, no Calçadão da Rua Antônio Agu, no Centro, a mega operação “Osasco Seguro”, que tem como objetivo coibir preventiva e ostensivamente ações criminosas que acontecem nos grandes centros comerciais da cidade, especialmente em virtude das compras de Natal e Ano Novo.

O secretário de Segurança e Controle Urbano, Lau Alencar, presidente do diretório municipal do PSD, conta como está sendo realizada a operação. “Temos diversos polos comerciais na cidade: nas zonas Sul, Norte e naturalmente no Centro. A determinação do prefeito Jorge Lapas é para que realizemos ações integradas com todas as forças de segurança da cidade, em especial a nossa Guarda Civil Municipal e os departamentos da Secontru, para garantirmos maior segurança às compras da população, bem como intensificar os trabalhos preventivos e de fiscalização junto ao comércio”, explica.

Veja íntegra da reportagem da RC TV Interativa: http://ow.ly/VYXNb

A ação de segurança conta com o apoio das polícias Civil e Militar. A Associação Comercial e Empresarial de Osasco e lojistas também são parceiros na iniciativa para garantir mais conforto, comodidade e tranquilidade nas compras. “O Calçadão da Rua Antônio Agu é o local onde esperamos que haja maior circulação de pessoas durante as compras de final de ano. A expectativa é de que mais de 1 milhão de pessoas frequentem os comércios e shoppings centers da região”, completa Alencar.

Algumas estratégias de segurança já estão definidas após parceria e diálogo com os atores envolvidos. “Nossa iniciativa acontece simultaneamente à Operação Papai Noel, promovida pela Polícia Militar. Contamos também com a eficácia do sistema de vídeo monitoramento do Osasco Plaza Shopping, que nos subsidiará com informações. Teremos muitos agentes de seguranças espalhados e trabalhando à paisana nos centros comerciais. Todos poderão ter a certeza de que farão as compras em segurança porque a Prefeitura assegurará isso. Nossa meta é garantir a segurança da população especialmente nos dias de compra”, reforça.

O secretário de Segurança lembra que também foi reforçado o policiamento preventivo e ostensivo nos comércios das zonas Sul e Norte. O “Osasco Seguro” acontece até o dia 24 de dezembro.

Lau Alencar ainda dá algumas dicas de como se proteger e não ficar vulnerável a ações criminosas. “A população deve sempre procurar um agente de segurança para obter informações ou esclarecer dúvidas. É o meio mais seguro. Cuidado com pessoas estranhas ou desconhecidas solicitando informações, oriente-as a procurarem as cabines ou bases móveis da GCM e da PM. Estejam sempre atentos para não correr o risco de cair em golpes, ser furtado ou roubado oportunamente”, lembra.