Município do noroeste paulista, com 111 mil habitantes, recebe prêmio por número de exames realizados. Esforço é resultado de determinação do prefeito Lucas Pocay, do PSD.

O prefeito Lucas Pocay

 

Uma das preocupações centrais do prefeito Lucas Pocay (PSD), a prevenção à tuberculose levou a cidade de Ourinhos, no interior paulista, a se destacar na área de saúde do Estado de São Paulo. Ourinhos ficou entre os municípios premiados pelo número de exames feitos na busca ativa pela doença em evento promovido pela Secretaria estadual de Saúde. A cerimônia de premiação aos municípios que atingiram as metas de controle da tuberculose ocorreu no final de março, em São Paulo.

A secretária de Saúde de Ourinhos, Cássia Palhas, explica que nos meses de fevereiro e março, anualmente, é feita a coleta de material de exames para o diagnóstico de tuberculose. “Esse ano colocamos como meta o número de 30 coletas de exame para cada unidade, pois é de extrema importância a busca ativa de casos subnotificados e controle da doença. O município foi premiado pelo número de exames coletados no Centro de Ressocialização.”

Segundo a secretária, das 450 amostras coletadas, 4 deram positivo. “A tuberculose é uma doença que está voltando com força total e quanto mais cedo é determinado o diagnóstico, melhores são as condições de tratamento, por isso a importância da busca ativa entre a população, não apenas nas semanas de campanha, mas diariamente entre a população, e nos postos a equipe deve estar atenta aos sintomáticos respiratórios, orientando e prevenindo. É uma determinação do Prefeito Lucas Pocay uma atenção especial a essa questão”, destaca.

A busca ativa percorre as unidades de saúde, o Centro de Ressocialização, o Asilo, o Centro Pop e nos bairros mais carentes da cidade. O munícipe que tiver tosse a mais de duas semanas também pode procurar as UBS, USF e o Centro de Saúde para fazer gratuitamente o exame do escarro.